No cotidiano, um crime doloso, uma busca e apreensão ou uma intimação judicial são sinônimos de problemas com a Justiça. Mas em Porto Alegre há um lugar em que a única dor de cabeça que essas palavras podem causar ocorre em caso de excesso no consumo, embora ninguém vá te julgar ou te prender por isso. Isso porque no Habeas Corpus, novo bar temático da Capital, todos os drinks e refeições têm nomes relacionados a termos usados na área jurídica.
Inaugurado em 30 de setembro pela advogada Fernanda de Matos Ribas Cardoso, 45 anos, e o esposo, Égon Bras Cardoso, 38, o estabelecimento nasceu a partir de um "papo de cabeceira" do casal, que nunca tinha atuado no comércio, mas descobriu partilhar de um sonho em comum.
— A gente estava em casa um dia, foi dormir e tal, deitou e eu disse assim: ai, amor, sabe o que eu queria na vida? Ele perguntou “o quê?” Eu disse que eu queria trabalhar num lugar onde eu visse as pessoas felizes. Aí ele disse “tipo o quê?” Eu respondi: tipo um bar, uma cervejaria, um café. Daí ele olhou pra mim e disse: o quê? eu sempre quis ter um bar. E aí tivemos a ideia — lembra Fernanda.
Casados desde fevereiro de 2022, o casal tem três filhos, Enzo, de oito anos, que é filho biológico de Fernanda, Isabela, de seis, filha de Égon, e o pequeno Davi, filho de ambos, com apenas um ano. Com a chegada do bebê, o nascimento do Habeas Corpus teve de esperar.
Embora seja formado em Administração e acadêmico de Engenharia Civil, Égon embarcou na construção do sonho junto da esposa, que segue atuando no Direito do Trabalhista. Moradores do bairro Menino Deus, o casal conta que o processo de adaptação do espaço para o pub, desde a escolha do prédio, no bairro Rio Branco, até a conclusão das obras, ocorreu em cerca de 90 dias.
Um cardápio sem antecedentes
No Habeas Corpus, tanto os pratos tradicionais quanto os exclusivos foram batizados com termos jurídicos. Em vez de pedir uma pizza marguerita, no Habeas se pede um Agravo de Instrumento. Agora se for uma pizza calabresa, se trata de uma Intimação. Já a pizza de bacon virou uma Cláusula Pétrea. Um dos pratos mais pedidos do menu é o Uso Capião, que consiste em uma saborosa tábua de carnes com filezinho de entrecot, coração e frango.
Entre os drinks, o líder de vendas é o Habeas Corpus, preparado com vodka, calda de frutas vermelhas, hortelã, gengibre e espumante brut. O concorrente direto dele é o Tribunal do Júri, feito à base de gim, curaçau blue, suco de limão, tônica e espumante. Égon brinca que a dupla de drinks também divide os consumidores entre gremistas e colorados devido à coloração avermelhada do Habeas e azulada do Tribunal do Júri.
Fernanda adianta que, no dia 19 de dezembro, último dia de trabalho antes do início do recesso do Judiciário gaúcho, haverá uma oferta especial do drink de mesmo nome, feito à base de vodka, suco de maçã, alecrim, gengibre, mel, canela e espumante brut.
Além dos petiscos e bebidas, o cardápio também conta com algumas sobremesas que, seguindo o restante do menu, também recebem nomes exóticos. Quem é fã de um petit gateau deve lembrar de pedir ao garçom um Alvará. Mas quem quiser a banana flambada no conhaque, com sorvete, doce de leite e farofa de paçoca, deve pedir pelos seus Honorários.
— Colocamos esses nomes nas sobremesas porque elas ficam para o final e representam as coisas que os advogados mais gostam — explica Fernanda.
Ela comenta que os advogados que frequentam o bar se divertem com a brincadeira, mas revela que os nomes foram escolhidos de forma aleatória, exceto no caso das sobremesas.
Moradora do bairro Bela Vista, Sinara Pintaute, 60, foi ao bar pela primeira vez na semana passada e decidiu voltar na sexta-feira (1º) com o esposo Sérgio Luiz Lemmertz, 72 anos. Engajada na coleta de tampinhas descartáveis para auxiliar o educandário São João Batista, além de degustar os petiscos da casa, também pediu ajuda aos proprietários para que a ajudassem na coleta de tampinhas.
— Hoje eu voltei pra prestigiar o bar porque nós gostamos e também pra pegar as tampinhas. O diferencial é que eles têm um atendimento é muito bom, pretendemos voltar — diz Sinara.
Música ao vivo e espaço intimista
O bar funciona de terça a sábado das 18h30min à meia-noite e nos domingos das 16h às 22h. A música ao vivo sempre foi uma das metas de Fernanda e Égon, por isso, o primeiro andar há mesas e balcões onde os clientes podem comer e beber ao som dos artistas dos mais variados gêneros que são convidados a se apresentar no local de quinta a sábado.
A trilha sonora foi justamente um dos motivos que levou a educadora Vanessa Friedman Aloisio, 32, a voltar duas vezes ao pub acompanhada do noivo, o professor André Jacques Salen, 32. O casal também elogia o atendimento recebido e a estrutura do bar.
— A gente mora aqui perto. E nos chama muita atenção, desde a estrutura do espaço até a alimentação, a música maravilhosa. Desde a primeira vez que viemos nos sentimos muito acolhidos e à vontade. Eles têm uma proposta totalmente inovadora, desde o nome do local, até o nome dos pratos, é totalmente diferente — diz Vanessa.
Para aqueles que preferem um ambiente mais silencioso, o segundo andar é o mais indicado. O espaço, que conta com cadeiras, mesas e poltronas, também pode ser reservado para festas particulares. Na sexta-feira (1º), quando GZH visitou o Habeas Corpus, estava ocorrendo uma formatura no local.
— Eu sabia do bar por amigos e meu irmão, que tem conhecidos que frequentam a casa. Me sugeriram, então vim aqui olhar o segundo andar, principalmente. Gostei do espaço, achei adequado para o tipo de formatura que eu queria, não tão formal, com aquela entrada triunfante. Então, tudo certo, foi por isso que escolhi, quase sem conhecer — comenta Matheus Pelisser Abreu, 27, formando em Administração que celebrou sua colação de grau no pub.
Projeto de expansão
Atualmente, o Habeas Corpus comporta 104 pessoas sentadas. Égon comenta que a procura tem sido grande e que, em algumas situações, faltou espaço e alguns clientes não puderam entrar. Para 2024, a meta é ampliar o espaço com a construção de um deque na área externa, além de disponibilizar um espaço pet friendly, para que os clientes possam visitar o bar acompanhados de seus bichinhos.
Sobre o bar
Nome: Habeas Corpus Pub & Bar
Onde fica: Rua Vicente da Fontoura, 1.619, Rio Branco, Porto Alegre
Funcionamento: terça-feira a sábado das 18h à meia-noite e domingo das 16h às 22h.