Os dois lagos do espelho d'água do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, estão sendo esvaziados para passar por manutenção. Os processos utilizados incluem sucção e bombeamento, e o serviço começou em 21 de novembro com previsão de ser concluído em 15 de janeiro. Porém, o trabalho precisa ser interrompido em alguns momentos em função da chuva.
— O lago apresentou um problema de vazamento pequeno e isso mostrou para a prefeitura que precisava ser feita manutenção. Identificamos que o material da junta de dilatação estava ressecado e acontecia este vazamento — afirma Verônica Riffel, coordenadora de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
Sem água, as paredes laterais e o fundo dos lagos serão limpos com escovas e hidrojateamento. As intervenções envolvem ainda a vedação das juntas de dilatação. A estimativa da prefeitura de Porto Alegre é que sejam retirados até 48 metros cúbicos de lodo.
A coordenadora explica o que está sendo feito com os peixes que vivem nas águas do local. Segundo ela, foram encontrados alguns exóticos, mas nenhuma tartaruga.
— Os peixes maiores foram retirados e levados para o Zoológico de Canoas. Os menores ficaram e serão colocados no lago com água, enquanto o outro passa pela manutenção — detalha.
Nesta quinta-feira (7), o casal formado pelo barista Gael Martins, de 32 anos, e pela cozinheira Aline Salvatori, 26, passeava com os cachorros no entorno do lago superior.
— A revitalização aqui é um exemplo de que deu certo. Mas desde a primeira obra dá problema. Há muitas rachaduras e a água tem cheiro forte de esgoto — observa Martins, dizendo que a manutenção periódica é algo importante.
Saiba mais
O Largo dos Açorianos foi adotado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em conjunto com a Caixa de Assistência dos Advogados. Ficou quase três anos fechado para ser submetido a processo de revitalização, sendo entregue para o público em 22 de agosto de 2019. A reforma custou R$ 5,4 milhões.
O local, composto pela histórica Ponte de Pedra, dois lagos em níveis distintos, queda d’água, arquibancadas, iluminação cênica, bancos de concreto, passeio público, entre outros elementos, tornou-se um dos principais pontos de lazer da comunidade.
Há três anos, foram retirados mais de 250 quilos de resíduos do espelho d’água em uma ação realizada pela empresa Athena Construção e Paisagismo, a mesma que executa o serviço agora, com fiscalização da equipe técnica da Smamus.
Conforme a prefeitura de Porto Alegre, a manutenção atual é realizada pela Cyrela por contrapartida do empreendimento da Rua Cabral, 521 e 571. O investimento é superior a R$ 36 mil.