Após mais de 12 horas, a energia elétrica das galerias do centro de Porto Alegre foi restabelecida na madrugada desse domingo (24). De acordo com a CEEE Equatorial, a situação foi normalizada em todos os locais afetados por volta da 1h. As lojas permanecerão abertas durante o dia para compensar a queda nas vendas.
A energia foi interrompida em parte do Centro Histórico ao meio-dia de sábado (23), atrapalhando o grande movimento esperado pelos lojistas em função do Natal. A CEEE Equatorial informou que a falta de luz foi causada pelo desarme de um alimentador que atende a região.
Entre os tradicionais locais de comércio afetados no bairro, estavam as galerias Chaves e Malcon. Conforme a administração da galeria Chaves, as vendas foram "extremamente prejudicadas" pela falta de energia. Para compensar a queda, as lojas estarão abertas até as 17h deste domingo.
As lojas e a praça de alimentação da Malcon também estão funcionando normalmente nesse domingo. Elas devem permanecer abertas até as 16h.
No sábado, os estabelecimentos dos andares superiores precisaram suspender as atividades devido à interrupção do serviço de elevadores. Por isso, a administração da Malcon afirma que é "muito provável que tenha ocorrido prejuízo nas vendas".