Por 20 votos a 1, a Câmara de Vereadores de Canoas aprovou, na sexta-feira (23), a renovação dos contratos do município com a empresa de transporte Sogal. A prorrogação é pelo período de 12 meses e abrange as modalidades de transporte coletivo e seletivo.
A tarifa de ônibus permanecerá em R$ 4,80. Com a redução de passageiros durante a pandemia, o município mantém o repasse de subsídio à empresa privada para evitar o aumento da tarifa.
— Os contratos venceriam no dia 26 e a cidade não pode ficar sem transporte — explica o secretário adjunto de Transportes, Leandro Machado.
Os contratos com a Sogal foram assinados inicialmente em 2008, por uma década. Nos últimos anos, o município vem renovando o vínculo de forma temporária, enquanto também elabora um estudo para realizar uma nova licitação no transporte da cidade.
A URBTEC - Engenharia, Planejamento e Consultoria é a responsável pelo estudo. Segundo Machado, o contrato com a empresa foi suspenso em 14 de dezembro. O prefeito interino Nedy de Vargas, que assumiu o executivo municipal há quatro dias, irá analisar a continuidade do estudo. Não há previsão para publicação de edital.
— Precisamos saber por qual motivo o contrato foi suspenso e definir uma solução — resume Machado, empossado no cargo na sexta-feira (22).