O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), na Região Metropolitana, confirmou que o pagamento da segunda parcela do 13º salário, que estava atrasado, foi creditado nesta quinta-feira (21). Conforme a legislação trabalhista, o repasse dos valores deveria ter ocorrido até quarta-feira (20), mas isso não foi realizado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas defendeu que o atraso no repasse ocorreu por conta da troca de gestão na Secretaria da Fazenda nessa quarta-feira. As mudanças no secretariado no município ocorrem em meio à troca no comando do Executivo local em função do afastamento do prefeito Jairo Jorge.
O atraso não atinge os demais servidores públicos da prefeitura de Canoas, que receberam os valores da segunda parcela do benefício nesta quarta. O Hospital Universitário, no entanto, é citado em nota da prefeitura como afetado por questões envolvendo repasses.
Troca de comando na prefeitura de Canoas
A prefeitura de Canoas passa por uma troca de gestão. O vice-prefeito Nedy de Vargas assumiu a prefeitura do município na última terça-feira (19).
Desde o final de novembro, quando o então chefe do Executivo municipal, Jairo Jorge, foi afastado por decisão da Justiça Federal, a prefeitura de Canoas era administrada pelo presidente da Câmara, vereador Cris Moraes.
Nota da prefeitura de Canoas
A nova gestão da Prefeitura de Canoas esclarece que efetuou, nesta quinta-feira (21), o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os funcionários do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e do Hospital Universitário (HU).
Ao assumir a Administração Municipal, identificou-se que a gestão anterior não havia realizado o repasse para o pagamento do 13º salário, que deveria ter sido feito até o dia 19 de dezembro, resultando no atraso dos valores para os trabalhadores dos hospitais.
A Secretaria da Fazenda realizou uma apuração inicial, constatando que a dívida com o HPSC é, atualmente, de R$ 10 milhões. A situação financeira dos hospitais está sendo minuciosamente avaliada pelo Município.
Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Nedy de Vargas Marques foi a instauração de uma auditoria nas finanças de toda a Prefeitura. Esse processo possibilitará uma análise criteriosa de todos os recursos e compromissos financeiros, visando identificar possíveis irregularidades e encontrar soluções assertivas.