A falta de água segue atingindo moradores da zona leste de Porto Alegre. Em alguns pontos, o problema se arrasta por mais de uma semana. Nesta terça-feira (19), o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) aponta desabastecimento apenas em parte do bairro Agronomia. A situação seria causada pelos níveis baixos dos reservatórios.
Na Lomba do Pinheiro, o Dmae informa que a água está voltando aos poucos em todos os locais. A previsão de normalização total, porém, segue só para o final de semana. O departamento explica que a água pode chegar a algumas casas ainda com a pressão alterada, ou com oscilações.
Por volta das 9h desta terça ainda havia situações de moradores há mais de uma semana sem água no bairro. É o caso da dona de casa Ana Oliveira, 47 anos, que lamenta a situação.
— É uma falta de empatia. Desumano isso. A gente depende da água para tudo. Pia cheia de louça, vaso principalmente — reclama.
Segundo ela, que reside na Vila Mapa, o problema é crônico na região:
— Eu moro aqui há 11 anos e é a mesma coisa: chegou essa época, Natal, Ano-Novo, sempre sem água.
O problema da baixa pressão, previsto pelo Dmae, já é percebido por alguns moradores. É o caso do autônomo Adriano Machado, 41, também residente da Vila Mapa.
— Nos últimos dias, a pressão é muito baixa. Então, se vai abrir a torneira, não dá pra ligar o chuveiro. Se vai tomar banho, para de encher a água da caixa — relata.
Caminhões-pipa
Pela manhã, quatro caminhões-pipa circulavam pela zona leste de Porto Alegre para levar água a locais desabastecidos. O Dmae informou que este número será ampliado para 16 ao longo do dia, com veículos circulando até as 22h.
Onde os caminhões passam:
- Rua Miguel Invicto dos Santos
- Rua Amores Perfeitos
- Rua Aquidabam
- Rua 1° de Setembro
- Rua Adão Araujo
- Caixa Comunitária Vila Laranjeiras
- Caixa Comunitária Nova Tijuca
- Estrada do Rincăo
- Estrada Jacques da Rosa
- Beco Casemiro Schmiedl
- Rua José Innhof