Moradores e comerciantes do bairro Jardim São Pedro, na zona norte de Porto Alegre, chegaram nesta sexta-feira (17) ao quinto dia sem água. O problema é causado pelo rompimento de uma adutora na Avenida Sertório, na segunda-feira (13).
O abastecimento ainda não voltou completamente às torneiras, ou voltou, em alguns pontos, mas com sujeira. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atribui a demora na normalização ao acúmulo de ar nas tubulações. Para resolver este problema, hidrantes foram abertos nas ruas.
Os desabastecidos, então, recorreram a baldes e galões para pegar água limpa em um dos equipamentos, nesta manhã. Eunice Terezinha, moradora da região, relata a dificuldade em lidar com a ausência de água em suas atividades cotidianas:
— Vim buscar água para pelo menos lavar as minhas mãos e jogar no vaso. Não tem onde fazer as necessidades.
Estabelecimentos comerciais também são afetados. É o caso do restaurante de Clarice Maria de Mari.
— Comprei e gastei um monte de água. Compro água mineral para lavar louça e fazer comida desde segunda-feira — desabafa.
Com o conserto da adutora concluído na quarta-feira, a água já devia ter voltado às casas e empresas da região. O Dmae havia previsto a normalização para a madrugada desta sexta.
Por volta das 8h, o departamento informou que o abastecimento foi religado em todos os bairros ainda na madrugada e que os imóveis sem água representam "casos pontuais de ar na rede". O comerciante Samuel Cavalli, conta que precisou buscar água em outros bairros para garantir a continuidade de seu negócio:
— Ontem (quinta-feira, 16) eu passei o dia todo buscando água no Moinhos de Vento em um amigo que tem restaurante e lá tinha água.