Com um concerto da Simjazz Orquestra a partir das 20h desta quarta-feira (8), no Theatro São Pedro, será dada a largada da Virada Sustentável 2023 em Porto Alegre. O evento, que vai de 8 a 19 de novembro, contará com diversas atividades culturais focadas, principalmente, na sustentabilidade. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do local. Os bilhetes são limitados à capacidade do theatro São Pedro e serão distribuídos por ordem de chegada.
No repertório da orquestra estarão presentes obras de compositores como Pixinguinha, Ari Barroso, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Caetano Veloso e Rita Lee. O show terá ainda participações especiais de Ernesto Fagundes, Paola Kirst e Vitor Ramil.
No local, haverá ainda coleta de resíduos eletrônicos pela Cooperativa Paulo Freire das 17h às 21h. São concebidos como lixo eletrônico aparelhos como DVDs, televisores, celulares, computadores, câmeras fotográficas, lâmpadas LED, entre outros. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e incandescentes não serão coletadas.
Virada Sustentável
Porto Alegre recebe desde 2015 a Virada Sustentável, um festival de abrangência nacional que nasceu em São Paulo e é realizado também em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Manaus.
Toda a programação da Virada Sustentável POA (VSPOA) 2023, gratuita e concebida para diferentes públicos, está pautada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente os objetivos Redução das Desigualdades, Consumo e Produção Responsáveis e Ação Climática.
De acordo com a organização do evento, o objetivo da VSPOA é mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.
Confira algumas das atrações:
Quarta-feira (8) — Theatro São Pedro
- 20h — Simjazz Orquestra
Sexta-feira (10) — Casa de Cultura Mário Quintana
- 18h30min — Black Power - Nego Tarso, Homem Banda
Sábado (11) — Largo dos Açorianos
- 16h — Corpo Negro Gaúcho – Um olhar pela Dança Afro Contemporânea
Domingo (12) — Casa de Cultura Mário Quintana
- 16h — Roda de Samba com Thiago Ribeiro & Amigos
- 18h — Bloco Avisem a Shana Que Sábado Vai Chover
Quarta-feira (15) — Parque da Redenção
- 17h30min — Orquestra da Ulbra e Vitor Kley
Confira a programação completa no site do evento.