Um dos maiores nomes da história da ginástica artística no Brasil, a gaúcha Daiane dos Santos vai virar arte. Ela será homenageada na oitava edição da Virada Sustentável de Porto Alegre com um mural gigante - de quase 50 metros de altura - na empena do edifício da Fecomércio junto à elevada da Conceição, na entrada da Capital.
O projeto está a cargo do artista Kelvin Koubik, o mesmo que pintou o mural do ambientalista José Lutzenberger, no prédio do IPE, na sétima edição do evento, em 2022. A pintura vai destacar a força de uma menina que conquistou o mundo, além de aspectos da trajetória pessoal e esportiva da atleta.
— A homenagem à Daiane é feita no momento de sua plenitude como representante das mulheres do mundo na ONU (ela é embaixadora da ONU Mulher), como uma jovem negra, atleta e porto-alegrense que muito nos orgulha — diz Vitor Ortiz, um dos coordenadores do evento, que ocorre de 8 a 19 de novembro, com programação gratuita.
O mural - viabilizado graças à parceria da Fecomércio, do Sesc e do Senac - também marca os 20 anos do primeiro título mundial de Daiane, medalha de ouro no solo no campeonato de Anaheim, nos Estados Unidos. A obra deve ficar pronta no dia 20 de novembro.
Sobre a Virada Sustentável
É um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em Porto Alegre, o festival chega a sua oitava edição, com uma série de atividades culturais e artísticas gratuitas, que promovem a conscientização ambiental e social. O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.
Quem apoia
A Virada Sustentável Porto Alegre 2023 é financiada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e tem o patrocínio de Sulgás, CMPC, Ventos do Sul e Randon, além do Apoio de Unifértil, Grupo Zaffari, Fraport, Nutrire e Tintas Renner. O festival também conta com a parceria das Nações Unidas, do Sistema Fecomércio, do Museu do Hip Hop, da Casa de Cultura Mario Quintana e do Theatro São Pedro. É uma co-realização da prefeitura de Porto Alegre e uma promoção de Sinergy, RBS TV, FM Cultura e TVE 50 Anos. A realização é da Virada Sustentável e Ministério da Cultura.