Formado no Instituto de Artes da UFRGS, Kelvin Koubik - que ficou conhecido em Porto Alegre pelo mural em homenagem ao ambientalista José Lutzenberger, no prédio do IPE - acaba de voltar de uma incursão pela Amazônia. Ele participou de uma residência artística na comunidade ribeirinha de Urucureá, às margens do rio Arapiuns, em Santarém (PA).
O artista viajou a convite do Projeto Galerias, idealizado por Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa, e passou duas semanas imerso na cultura local. A ideia por trás da iniciativa é criar galerias de arte a céu aberto (sempre levando em conta a realidade de cada lugar) para ajudar as comunidades e atrair o interesse de turistas.
Os moradores recebem apoio para pintar as fachadas e os muros de suas casas, e os artistas cedem o direito de uso das imagens produzidas. Com isso, os beneficiados podem criar suvenires e comercializar os produtos, complementando a renda da família.
— Foi uma experiência incrível. Formamos um grupo com artistas do Brasil inteiro e fomos até essa comunidade de trançadeiras, que usa a palha do tucumã no artesanato. Vimos elas trabalharem, aprendemos sobre a cultura local e pintamos várias casas — conta Koubik.
Além dele, participaram da ação os artistas Tito Ferrara (SP), João Incerti (RJ), Raíz Campos (AM), Douglas Reis (SP), Perron Ramos (PE), Isabela Siqueira (SP), Ju Violeta (SP), William Mophos (SP), Laura Loli (MG), Saulo Métria (SP), Eliana Chaves (AM), Rafael Aquino(SP) e Marina Carias (MG).
Para saber mais sobre o projeto, é só seguir o perfil @projeto.galerias no Instagram.