Foi iniciada nesta terça-feira (7) a recuperação do Terminal Mendes Ribeiro, no cruzamento da Terceira Perimetral com a Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre. Cento e 10 mil passageiros frequentam o local diariamente, segundo a prefeitura.
Após vistoria das secretarias de Mobilidade Urbana (SMMU) e Serviços Urbanos (SMSUrb), foram iniciados os serviços executados pela DW Engenharia e equipes da própria prefeitura. Haverá lavagem, remoção de pichação, reparos e pintura. Também passarão por reparos os corrimãos, guarda-corpos, estrutura da cobertura, escadas, pisos e azulejos das paredes.
— Esse é um dos principais viadutos da Capital. A revitalização é fundamental para a manutenção da estrutura, bem-estar e segurança de milhares de pessoas que passam por aqui todos os dias. Vamos seguir avançando por uma Porto Alegre melhor para todos — disse no local o prefeito Sebastião Melo.
Na primeira quinzena de dezembro, a SMMU começará reforma nos sanitários, parte do Programa Mais Transporte, que pretende recuperar oito terminais da Capital. O Mendes Ribeiro já recebeu reforma das coberturas das paradas no nível da Protásio Alves e manutenção da parte elétrica. Ainda será feita a atualização das escadas rolantes e elevadores.
Programa
A prefeitura afirma que já foram contemplados com reformas recentes os terminais Azenha (Princesa Isabel), Parobé, Antônio de Carvalho, Nilo Peçanha (Jayme Caetano Braun), e Nilo Wulff (Restinga). A próxima ação, além do Terminal Mendes Ribeiro, contempla o Rui Barbosa (Centro Popular de Compras), Triângulo e o Utzig.
Os trabalhos serão realizados até o primeiro trimestre de 2024. Até o final deste ano, o investimento será de cerca de R$ 2 milhões com recursos da prefeitura.
Blitz
Na semana passada, GZH fez blitz em terminais de Porto Alegre. No Mendes Ribeiro, a reportagem identificou que, dos seis elevadores, três não funcionavam. Já das oito escadas rolantes, quatro não operavam. Também foi percebida iluminação ruim na travessia e muitas pichações nas paredes. Não foi localizada também sinalização das 32 linhas que passam pelo local.