Chegar à Capital pela Avenida Castello Branco exige paciência dos motoristas. O congestionamento nesta terça-feira (21) está acima do normal em função do fechamento da Avenida João Moreira Maciel, tomada pela água do Jacuí depois que a comporta localizada no Quarto Distrito cedeu à pressão da água. Os veículos não podem seguir por essa via paralela para chegar ao Centro. A Rua Voluntários da Pátria, que era outra opção, também está fechada pelo alagamento.
No sentido contrário, a Castello Branco também tem lentidão em função do fechamento do acesso para a Avenida Sertório. Há retenção na faixa mais à direita que se reflete nas outras faixas para quem vai em direção à Arena do Grêmio.
O acesso para o Interior deve ocorrer pela ponte nova do Guaíba conforme a Polícia Rodoviária Federal e CCR ViaSul. Todos os retornos da BR-290 no trecho das ilhas até Eldorado do Sul estão fechados, o que obriga os motoristas a irem até a junção com a BR-116.
Água na pista também trava a BR-116 entre Esteio e Sapucaia do Sul. Tem alagamento nas faixas laterais, e em alguns pontos também se aproxima da pista principal.
Trensurb
O começo da manhã desta terça-feira foi de filas e ônibus lotados nas três estações da Trensurb de Porto Alegre que estão fechadas em função da invasão da água sobre os trilhos. Os trens estão circulando entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo, com intervalo médio de 10 minutos.
Por volta das 7h, a estação Mercado já tinha uma fila suficiente para encher um ônibus no momento em que as portas se abriam. Ainda não há previsão de normalização do serviço dos trens.
Na Estação Rodoviária, muitos passageiros se depararam com os portões de acesso aos trens fechados. Neles, cartazes avisam da interdição do local e disponibilização dos ônibus, porém sem sinalização de onde é possível embarcar.
A EPTC informou que as linhas de ônibus disponíveis só estão realizando o transporte direto entre a estação Mercado e Farrapos.