A região do 4º Distrito, na zona norte de Porto Alegre, teve novos alagamentos entre o fim da noite desta segunda-feira e a madrugada desta terça (21). A comporta de contenção que fica na área cedeu à pressão da água, nas proximidades da antiga ponte do Guaíba.
A situação agravou alagamentos em pontos como no cruzamento da Avenida Sertório com a Rua Voluntários da Pátria. A prefeitura de Porto Alegre já orientou a população a evitar circular por áreas do 4º Distrito. Bueiros na região acabaram jorrando água para fora, devido à pressão.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recomendou que os motoristas utilizem as avenidas A.J. Renner, Farrapos e Castello Branco ou a Terceira Perimetral como alternativas.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que durante a noite e a madrugada esteve realizando diversas manobras no portão 13, localizado na Rua João Moreira Maciel. Com a força da água, o dano ocorreu na chapa de aço. A comporta é uma das que ficam permanentemente fechadas.
Os demais, que foram acionados na segunda-feira seguem intactos, cumprindo o seu papel no Sistema de Proteção Contra Cheias, garante o Dmae.
O sistema de contenção de enchentes da Capital foi acionado durante esta segunda-feira (20), quando o nível do Guaíba alcançou o índice de cota de inundação (3 metros) no Centro Histórico, conforme medição da Rede Hidrometeorológica Nacional. Inicialmente, foram fechados os portões 4 (na Avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã), 12 e 14. À tarde, foi iniciado o fechamento das comportas 1 (Usina) e 2 (Embarcadero).
Guaíba elevado
Na madrugada desta terça, no Cais Mauá, o nível do Guaíba está subindo, mas houve uma leve queda. Conforme dados da Rede Hidrometeorológica Nacional, às 2h15min, a água chegava a 3m41cm. Às 3h15min, a 3m43cm. E às 4h15min, reduziu para 3m42cm.
Em 27 de setembro deste ano, na mesma região, a água havia atingido 3m18cm. O nível atual já é o maior desde a enchente histórica de 1941, que levou a água a 4m75cm.