O nível do Guaíba atingiu 3m30cm às 18h15min desta segunda-feira (20) em Porto Alegre, de acordo com medição da Defesa Civil do município. É a marca mais alta desde 1941, quando a Capital enfrentou uma enchente histórica que levou a água a 4m75cm. A cota de inundação na região é de 3m.
As comportas do sistema de proteção contra enchentes foram fechadas. Em rede social, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), explicou que a medida é preventiva e foi tomada "em função do alto nível de chuva nas cabeceiras e rios que desaguam no Guaíba".
A Trensurb informou que três estações estão fechadas, devido à elevação do nível do Guaíba. São elas: Mercado, Rodoviária e São Pedro. Ainda não há previsão de retomada do serviço.
Comportas fechadas
O primeiro portão fechado foi o 4, localizado na Avenida Sepúlveda, na região central. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), todas as comportas serão fechadas ao longo do dia.
É a terceira vez em menos de dois meses que os portões são fechados. Antes deste período, 2015 havia sido o último ano em que as comportas foram acionadas.
Em 27 de setembro deste ano, o nível do Guaíba havia atingido 3m18cm. Na ocasião, alguns trechos da orla do Guaíba foram invadidos pela água. Entre eles, áreas de passeio e espaços dedicados para a prática de exercícios físicos.
Catamarã bate em muro
Uma embarcação do Catamarã sofreu avarias no casco após colidir em um muro do Cais Mauá, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. De acordo com a prefeitura, o acidente ocorreu por volta das 8h e foi provocado pela força das correntezas das águas do Guaíba.
Segundo as autoridades locais, não havia passageiros a bordo no momento da colisão. A embarcação precisou ser rebocada no local e foi encaminhada para realização de reparos.
Em comunicado, a CatSul, empresa que gerencia o transporte hidroviário, informou que as operações do Catamarã permanecem suspensas por conta das avarias e do fechamento das comportas dos portões de acesso à estação hidroviária do Cais Mauá.