A expressão popular "pegou o Viamão lotado" ganhou as redes sociais nesta segunda-feira (2), após a Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda. adquirir a Companhia Carris Porto-Alegrense por R$ 109,9 milhões, em leilão realizado pela prefeitura de Porto Alegre. A expressão normalmente é utilizada para alguém que interrompe uma conversa e fala algo que não faz sentido naquele determinado contexto.
Usada como resposta a alguém que se intromete em uma conversa e fala algo que não tem sentido, a expressão que virou meme faz alusão à lotação da linha metropolitana que circula pela Capital e leva os passageiros para Viamão.
A brincadeira ainda tem uma variação: "pegou o Viamão lotado e quer sentar na janelinha". Neste caso, mais uma referência à lotação dos veículos da empresa, quando fica difícil sentar nos assentos que ficam ao lado das janelas do ônibus.
A expressão chegou a se tornar até uma coletânea de músicas. Matheus Borges, artífice do projeto Nosso Querido Figueiredo, lançou uma compilação de canções de bandas de rock da Grande Porto Alegre denominada Viamão Lotado em 2017. São 30 faixas disponíveis para audição e compra no site viamaolotado.bandcamp.com.
No Twitter, usuários utilizaram o meme para brincar ou criticar a compra da Carris por parte da empresa Viamão. Confira algumas postagens: