O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente marcou para o dia 26 de novembro a eleição de conselheiros tutelares na microrregião 1, que compreende as ilhas de Porto Alegre. A votação estava marcada para ocorrer em toda a Capital no dia 1º de outubro, mas foi adiada nos bairros Arquipélago, Anchieta, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo em decorrência das cheias do Guaíba. A oficialização da data foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre desta terça-feira (17).
Todos os locais de votação da microrregião 1 divulgados anteriormente seguem os mesmos. Além disso, os servidores municipais escalados para atuar como mesários e presidentes de mesa também serão mantidos.
A votação estará aberta a partir das 8h30min, com previsão de encerramento às 17h. O limite para os candidatos realizarem campanha ficou definido para as 23h59min do dia 25 de novembro.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto Alegre, Paulo Meira, a realização do pleito na microrregião 1 em uma data posterior à das outras não interfere no processo eleitoral.
Os conselheiros eleitos tomarão posse em janeiro de 2024 e vão exercer mandato de quatro anos. Neste período, eles serão responsáveis por garantir que os direitos de crianças e adolescentes sejam resguardados. Confira a tabela com os nomes abaixo.