Frequentadores do Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre, devem ganhar uma nova estrutura poliesportiva em 2024, com a conclusão das reformas que se iniciaram no último dia 9 de outubro. O prazo estimado pela prefeitura é que as obras do lado leste do Parcão, próximo à Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai, sejam entregues até o final de novembro.
Essa fase vai reformar quadras de concreto que já existem, com pintura, tela e melhorias estruturais. Duas quadras de saibro para tênis, que eram pouco utilizadas, de acordo com o Executivo municipal, receberão areia e serão transformadas para a prática aberta de beach tennis e futevôlei. Haverá também passeio para caminhada, de 120 metros, conectando todas as quadras e espaços de lazer.
— A ideia é estar pronto ainda no final de novembro. Por não mexer na estrutura do solo, são intervenções mais breves do que as que acontecem no outro lado. A obra vai em um ritmo bom, estamos acompanhando e acreditamos neste prazo — explicou o diretor de áreas verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Alex Souza.
O campo de futebol que existe ao lado da Escola Uruguai será transformado em dois de futebol 7, e o cachorródromo será totalmente revitalizado.
Trabalhos desde fevereiro
Do outro lado do parque, onde está o moinho e o lago que passa por desassoreamento, as obras começaram ainda em fevereiro e devem seguir até o começo do próximo ano. Segundo Souza, o prazo original, de dezembro de 2023, não deve ser cumprido por conta do clima:
— O lago deve ficar pronto até o final de janeiro de 2024. As chuvas a partir de setembro estão atrasando e devem atrasar mais.
O investimento de R$ 540 mil é feito pelo consórcio de empresas adotantes da área, formado por Melnick, Zaffari, Panvel, Tramontina e Hospital Moinhos de Vento, em projeto desenvolvido pela Smamus.