Agentes da Defesa Civil de Porto Alegre estão percorrendo áreas consideradas de risco e pedindo que famílias deixem suas casas. Os alertas recebidos pela prefeitura indicam risco geológico moderado.
— Iniciamos ontem (segunda-feira) trabalho de corpo a corpo nessas regiões, conversando, para que nesse momento de crise as pessoas, se possível, não fiquem em suas residências e se abriguem em local mais seguro. A gente pede essa colaboração — afirmou o coordenador da Defesa Civil da Capital, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.
Além da cheia monitorada principalmente na Região das Ilhas, a prefeitura se preocupa com pontos de encosta no Morro Santana, e áreas mais altas dos bairros Partenon e Glória. Questionado se uma atitude mais contundente poderia ser tomada, Evaldo afirmou que retiradas coercitivas são possíveis em caso de agravamento.
— Se for um alerta para risco iminente essas providências serão adotadas — completou.
A prefeitura orienta que as pessoas busquem abrigo no ginásio do Demhab, no bairro Santana, ou em casa de parentes e amigos.
O abrigo que está acolhendo os moradores das ilhas também pode ser alterado de local, caso o nível do Guaíba aumente ainda mais e atinja a própria escola que está acolhendo esses moradores.