Subiu para 16 o número de pessoas retiradas de suas casas na região do bairro Arquipélago, em Porto Alegre, devido aos alagamentos. 15 delas estão abrigadas na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros. Uma outra precisou de atendimento médico e foi encaminhada a um hospital. Na noite da última quinta-feira (7), eram sete pessoas nessa situação.
Na manhã desta sexta-feira (8), diversas ruas ainda estavam tomadas pelas águas e o nível do delta do Jacuí e do Guaíba seguia alto. Algumas pessoas se locomoviam de barco, já outras caminhavam nas ruas alagadas, com a água batendo no joelho.
Segundo a Defesa Civil, já há uma estabilização do nível do Guaíba. Uma medição feita na ilha da pintada nesta manhã aponta para uma pequena redução: de 2m, considerada a cota de inundação, para 1m96cm. No cais Mauá, a água atinge 2m46cm. Neste trecho, é necessário chegar a 3m para ultrapassar o leito.
Outros pontos da Capital já registram alagamentos, como o bairro Lami, no Extremo-Sul. Não há registro de desabrigados nessa região.