As inscrições para a competição de startups do próximo South Summit Brasil, em Porto Alegre, já estão abertas. O evento será realizado entre os dias 20 e 22 de março de 2024, nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico.
As adesões são gratuitas e podem ser inscritos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer etapa de desenvolvimento. Neste ano, foram mais de 2 mil startups inscritas de 86 países diferentes. Para saber mais sobre as inscrições, acesse aqui.
— Estamos trabalhando com 2,5 mil startups inscritas — estima o CEO do South Summit Brasil, Thiago Ribeiro, acrescentando:
— Ainda estamos trabalhando nas demais novidades.
Será a terceira edição consecutiva do South Summit na Capital. Em 2023, até um dirigível sobrevoou a cidade durante a realização do encontro global de negócios, inovação e empreendedorismo.
O diretor do South Summit para a América Latina, Eduardo Lorea, afirma que a expectativa é grande.
— Estamos com uma expectativa superpositiva para o South Summit 2024. Trabalhamos junto ao governo do Estado para reforçar os principais valores do evento que são a criação de negócios entre startups, corporações e investidores. E com muito foco na internacionalidade — diz, citando que a ideia é atrair mais participantes e fundos internacionais.
Os números da recente edição em Porto Alegre foram expressivos, com mais de cem fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais, mais de 600 investidores, US$ 123 bilhões sob gestão dos fundos presentes e US$ 19 bilhões disponíveis para investimento na América Latina.
A correalização do evento é do governo do RS.
— Na edição de 2023, tivemos 44% dos países do mundo representados e acreditamos que esse potencial tende a aumentar. Em 2024, o Estado irá abrir o calendário de grandes eventos de inovação na América Latina, o que dá ainda mais visibilidade para as startups que chegarão à final da competição — observa o vice-governador Gabriel Souza.
Em 2023, mais de 22 mil pessoas passaram pelo Cais Mauá durante a realização do evento.
Como ocorre a competição de startups
Após a inscrição no evento, as startups são submetidas a um processo de seleção realizado por um comitê formado por especialistas. Critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe, além de interesse de potenciais investidores são levados em consideração.
Os finalistas garantem a oportunidade de apresentar seus projetos de forma presencial para possíveis investidores. Além disso, poderão acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões com investidores e corporações em busca de inovação.
No final, cinco startups sairão vencedoras nas cinco diferentes categorias de premiação: Destaque; Mais Sustentável; Mais Escalável; Mais Inovadora; e Melhor Time.
Programa de Embaixadores do Ecossistema
O Programa de Embaixadores do Ecossistema está sendo lançado pelos organizadores. Estes representantes terão a missão de engajarem-se com parceiros e startups, ajudar a construir warmups nas suas respectivas regiões e gerar valor ao ecossistema local. Trata-se de uma soma de forças para construção de um evento transformador e uma competição de startups diversa. Saiba mais neste link.
Vencedoras de 2023
- Airway Shield (destaque)
- Bankuish (mais inovador)
- Trashin (melhor equipe)
- Alana AI (mais escalável)
- Incentiv (mais sustentável)
Para mais informações, acesse aqui.