A Prefeitura de Canoas embargou, há cerca de um mês, as obras de expansão da rede de esgoto pela Ambiental Metrosul, que atua para a Corsanm no município. Segundo o Secretário de Obras, Guilherme Molin, após o recapeamento asfáltico nos pontos que receberam intervenções da empresa, foram visualizados defeitos no asfalto refeito, como buracos, ondulações e rachaduras.
A administração municipal embargou por tempo indeterminado a obra e cobra que a empresa apresente uma proposta de nova técnica de recomposição do asfalto nos locais danificados. Segundo Molin, os serviços de ampliação das redes ocorreram em 120 ruas, sendo 80 vias no bairro Harmonia e 40 no bairro Niterói, e há problemas em trechos de toda esta área.
— Nenhuma foi recebida 100% pelo município. Em todas elas têm algum ponto em que o asfalto “recalcou”. Este é o termo que a gente chama que é o trabalho que o solo faz de compactação após o fechamento da vala. Ele acaba levando um período superior a 20 dias até estabilizar. Então como o asfalto foi feito antes deste período de recalque, ele acabou ondulando e isso traz bastante transtornos para a mobilidade e para os moradores — detalha.
O Secretário de Obras de Canoas afirma que o asfalto nestes pontos não apresenta a mesma qualidade que tinha antes das intervenções. Ele acredita que os reparos devem levar pelo menos um mês.
— A gente não tem um cronograma bem estabelecido até pelo período de chuvas, que eles não conseguem executar, mas a gente acredita que pelo menos em 30 dias eles não devem finalizar o serviço.
Em nota, a Corsan informa que as equipes da Ambiental Metrosul seguem mobilizadas realizando correções e melhorias do pavimento nos trechos que sofreram algum tipo de avaria. A companhia reforça que nesta semana, as intervenções acontecem em trechos das ruas Itália, Farroupilha e Concórdia. A Corsan não deu prazo para o término da recuperação do asfalto.
Confirma o posicionamento da Corsan na íntegra
"Com relação às obras de expansão da cobertura de esgotamento sanitário no bairro Niterói, em Canoas, as equipes da Ambiental Metrosul seguem mobilizadas realizando correções e melhorias do pavimento nos trechos em que a recomposição asfáltica sofreu algum tipo de avaria. Nesta semana, as intervenções acontecem na rua Itália – entre Capistrano de Abreu e Santa Cruz; rua Farroupilha – entre Bagé e Santa Cruz e rua Concórdia – entre Itália e Farroupilha. O encerramento da paralisação e a retomada geral das obras está sendo tratada entre a empresa e a Prefeitura Municipal."