Um problema recorrente nos últimos dias em Porto Alegre: contêineres transbordando de lixo e atraso no recolhimento. Na manhã desta quarta-feira (21), moradores dos bairros Higienópolis, Auxiliadora, Menino Deus, Moinhos de Vento e Cidade Baixa relataram não ter tido o material retirado.
Na Rua Coronel Feijó, no bairro Higienópolis, pelos menos três contêineres estavam lotados e com lixo acumulado. Gilberto Lussani, 53 anos, tem um comércio bem em frente a um equipamento que estava cheio.
— Não passa caminhão há dias. Pessoal do DMLU tira manualmente e logo enche de novo.
Próximo dali, as ruas Luzitana e Portugal também apresentavam contêineres cheios e com lixo do lado de fora. Já na Rua Eduardo Chartier, uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fazia a retirada manualmente de galhos de árvores colocadas no equipamento.
Na Rua Ramiro Barcelos foram constatados equipamentos com muito lixo seco, que não deve ser colocado, e pelo menos um contêiner com a tampa danificada. Já no Moinhos de Vento, contêineres lotados foram localizados na 24 de Outubro com a Coronel Bordini e na Florêncio Ygartua, próximo da 24 de Outubro.
O DMLU confirma que houve um atraso na coleta nessa terça-feira (20). Nesta manhã foi reforçada a coleta manual e os caminhões automatizados também estão operando nos bairros afetados durante o turno do dia.
Na Rua Fernandes Vieira, quase esquina com a Avenida Osvaldo Aranha, um caminhão automatizado fazia a coleta.
A previsão é que a situação seja normalizada até o final do dia. O secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Marcos Felipi Garcia, falou ao Timeline, da Rádio Gaúcha e reafirmou a intenção da prefeitura de rescindir o contrato com a empresa prestadora do serviço de coleta automatizada.
— Estamos em um momento de transição. A previsão é que uma nova empresa atue. Devemos fazer a contratação emergencial. Mas ainda não temos uma data para isso —disse.
O que diz o consórcio Porto Alegre Limpa
Nota de esclarecimento do Consórcio Porto Alegre Limpa
Desde que vencemos a licitação para atender a demanda de coleta de lixo
automatizada em Porto Alegre, não medimos esforços para cumprir o
contrato e prestar esse serviço essencial para a cidade e seus cidadãos.
Infelizmente, desde que iniciamos a prestação do serviço, enfrentamos
alguns obstáculos. O primeiro deles com a entrega dos caminhões
comprados para a realização da coleta automatizada. A entrega ocorreria
em 90 dias, mas foram nove meses. Além disso, apenas uma das empresas
habilitadas para o fornecimento desses caminhões mostrou-se capaz de
atender a entrega em tempo do consórcio iniciar o serviço de coleta em
2022. Importante salientar que os caminhões adquiridos são determinados
pelo edital da licitação.
Nosso investimento ultrapassa os R$38 milhões. Hoje, temos nove
caminhões de coleta lateral e cinco caminhões de lavagem, além de 2.750
contêineres.
O problema, no entanto, existe e afeta a vida da população. Não nos
eximimos de das nossas responsabilidades, assim como não descumprimos
nenhuma das cláusulas contratuais. Nem todos os problemas, porém, podem
ser solucionados por nós. A rota das coletas, as datas e horários são
determinados por contrato pela Prefeitura. Não podemos alterar senão
quando orientados a fazê-lo pelo poder público. O resultado disso, é o
acúmulo de lixo em alguns locais.
Outro problema recorrente e que afeta diretamente a prestação do serviço
é o descarte irregular de resíduos. Nosso contrato prevê a coleta
automatizada, isso impede que façamos a coleta de materiais colocados,
eventualmente, no entorno dos contêineres. Além disso, há quantidade
significativa de descarte de materiais como madeiras, móveis, resíduos
recicláveis, entre outros, feita nos contêineres (que são exclusivos
para os resíduos orgânicos).
Como consequência, os caminhões que fazem a coleta sofrem avarias e
precisam ser parados para manutenção. Nesse sentido, outro problema
decorrente do processo licitatório precisa ser trazido à tona. Um dos
modelos de caminhões que a licitação contempla e que adquirimos são os
do modelo Lavrita. Esses caminhões apresentam muitos problemas e quebras
recorrentes, impactando severamente na coleta. Ressaltamos, porém, que
este modelo é um dos indicados na licitação e, por isso foram
adquiridos.
Diante disso, compramos dois novos caminhões da marca Busa, em março de
2023, ampliando o investimento previsto na licitação. Tudo para poder
atender à demanda da população, que não pode ser penalizada por erros ou
intercorrências que não dependem dela. Um dos caminhões está em operação
e o segundo está em fase de calibragem, sendo colocado nas ruas na
próxima semana.
Mesmo com todos esses problemas, o sistema de geolocalização dos nossos
veículos comprova que a coleta vem sendo realizada em todos os bairros
sob nossa responsabilidade, ainda que com atrasos pontuais. Não
paralisamos a operação em nenhum momento. E não mediremos esforços para
prestar um serviço que atenda à necessidade e esteja em consonância com
a licitação e o contrato vigente.
Além disso, nos próximos dias vamos instalar dois novos tipos de
contêineres em um local da cidade para teste. Esse novo modelo não tem
tampa (impedindo os furtos e quebras recorrentes). Queremos trazer para
Porto Alegre novas soluções porque entendemos que o serviço pode ser
melhorado com inovações.
Com relação ao processo instaurado pela prefeitura, apresentamos na
terça-feira, 20, nossa defesa prévia, seguindo os trâmites legais.
Também temos diálogo aberto e permanente com as autoridades públicas
envolvidas.
Todas as medidas estão sendo tomadas para a resolução dos problemas e
nos desculpamos por todo e qualquer tipo de transtorno gerados aos
cidadãos de Porto Alegre, mesmo aqueles fora de nosso controle.
O que todos nós precisamos e queremos, sempre será uma Porto Alegre
limpa. Isso inclui, em nosso entendimento, campanhas permanentes de
educação ambiental e descarte correto dos resíduos. Para isso, estamos
adesivando todos os contêineres com a indicação de qual tipo de resíduo
pode ser descartado neles. Entendemos que todos somos parte desse
sistema.
Sobre os bairros citados pontualmente pela imprensa e que estariam sem
coleta, esclarecemos que o serviço acontecerá nesta quarta-feira, 21,
conforme cronograma previsto, à noite.
Estamos à disposição para todas as dúvidas e esclarecimentos.