A construção de dois novos viadutos na BR-386 em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, deve começar até o primeiro trimestre de 2024. Essa é a expectativa da empresa CCR Viasul, que administra a rodovia. As estruturas devem facilitar o acesso à cidade, principalmente nos horários de pico.
Um dos viadutos será construído no km 434, no cruzamento com a Rua Dr. Lourenço Záccaro e Estrada Sanga Funda. O outro será erguido no km 435, na rótula com a Avenida Santa Rita.
Inicialmente, o contrato da concessionária previa que os viadutos fossem entregues no quarto ano de concessão, com prazo final para fevereiro deste ano. No entanto, após entraves burocráticos, a obra sequer saiu do papel.
Os projetos funcionais foram aprovados com ressalvas em 28 de abril pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre os questionamentos feitos pela autarquia, constam soluções insuficientes para a resolução de desocupações e desapropriações, além da revisão do projeto na parte das conexões da rodovia com a área urbana do município.
A CCR informou que já enviou o anteprojeto com as adequações necessárias. A partir disso, a agência reguladora é que tem 30 dias para retornar a avaliação. Caso não sejam observados problemas, será iniciado o projeto executivo, que também vai precisar passar por análise da ANTT. Somente após a aceitação do executivo é que a obra poderá iniciar. Por conta de todo esse processo burocrático, ainda não há definição de valores de investimentos.
Nova Santa Rita é praticamente dividida ao meio pela BR-386. Por isso, a obra é considerada fundamental para aliviar o trânsito, que apresenta congestionamentos na região.
— Nós já estivemos na ANTT em Brasília cobrando o motivo da obra não ter sido entregue ainda. São viadutos nas entradas principais e nos horários de pico tem sido intransitável passar de um lado para o outro da cidade — afirma o prefeito do município, Rodrigo Battistella.
O atraso na construção deverá impactar no valor do pedágio que a CCR pode atingir no próximo reajuste. Como a empresa não cumpriu o prazo estipulado inicialmente, não atingirá os chamados “gatilhos” previstos no contrato de concessão.
Por exemplo, caso a concessionária pedisse um aumento de R$ 1 na tarifa, teria um desconto por não ter cumprido o prazo, e o valor final poderia ser de R$ 0,90. Atualmente os pedágio da BR-386 custam R$ 5,80.