Após um novo apagão registrado na área sul do Parque Marinha do Brasil, a prefeitura de Porto Alegre afirmou, nesta quarta-feira (7), que todos os postes de luz afetados já foram religados. A região atingida fica na altura da Avenida Padre Cacique, próximo ao ginásio Gigantinho, e havia passado por revitalização no primeiro semestre deste ano.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), a IPsul, empresa responsável pela iluminação na Capital, detectou furto das luminárias de alguns postes, mas não divulgou quantas estruturas foram danificadas. Um boletim de ocorrência foi registrado.
A pasta explica ainda que as luminárias foram arrancadas pelos criminosos, já que, em razão do dispositivo antifurto instalado durante as obras, elas não podem ser apenas desinstaladas. Com isso, houve um princípio de curto-circuito, o sistema de segurança foi acionado e os disjuntores dos postes foram desarmados, causando a queda de luz. A vistoria ocorreu após GZH ter registrado, na noite de segunda-feira (5), que parte do parque se encontrava às escuras.
Ao contrário do que vinha ocorrendo no início do ano, não houve furto de cabos elétricos. A prefeitura acredita que isso ocorra devido à instalação de fiação subterrânea, que impede a retirada dos materiais.
Outras partes do parque Marinha ainda não possuem reforço na iluminação. É o caso da área norte, localizada entre as avenidas Ipiranga e Borges de Medeiros. A Smsurb reitera que o trecho deve ser o próximo a ser revitalizado, o que deve ocorrer no início de 2023.