Alguns trechos do parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, voltaram a ficar no escuro nos últimos dias. GZH percorreu o local na noite desta segunda-feira (5) e verificou postes de iluminação desligados em diferentes áreas, incluindo espaços recém reformados pela prefeitura.
O parque passa por um processo de revitalização na iluminação pública. Entre os meses de abril e junho foram instaladas 250 lâmpadas de led, além de 78 novos postes de quatro metros e dois postes de 12 metros de altura. A restauração contou ainda com o implemento de 2.600 metros de fios subterrâneos, com o objetivo de evitar furtos de cabos, que chegaram a ser frequentes nos espaços públicos da capital no início do ano.
No entanto, entre os locais que apresentam a iluminação mais precária está justamente a parte já beneficiada pelas obras de melhoria. A chamada área sul, que fica localizada na Avenida Padre Cacique, próximo ao ginásio Gigantinho. No trecho próximo à calçada é possível verificar dezenas de postes novos totalmente apagados, prejudicando a visibilidade de quem passa por ali durante a noite.
— No início, quando fizeram as obras, diversas partes estavam mais iluminadas e agora voltaram a ficar escuras — afirma o motorista de aplicativo Juliano Ribas, 43 anos, que costuma passar pelo parque ao caminhar em direção a Orla do Guaíba.
Em nota (veja no final da matéria) a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) afirmou já ter notificado a IPsul, empresa responsável pela iluminação pública da Capital, para identificar os motivos do apagão e religar os postes afetados. A pasta não soube informar por quanto tempo o problema está sendo registrado.
Já na área norte do parque, que contempla as avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, os poucos postes distribuídos são antigos e apresentam baixa luminosidade ou simplesmente não estão funcionando. A prefeitura de Porto Alegre reconhece que ainda há registros de furto e vandalismo nessa parte, mas garante que o trecho deve ser o próximo a passar pelo processo de revitalização, previsto para o início de 2023.
Veja a nota na íntegra
"A SMSURB informa que já notificou a Ipsul sobre os postes que estão com lâmpadas apagadas na área sul do parque, modernizada este ano com luminárias em LED e cerca de 2.600 metros de rede subterrânea. O local passará por vistoria para identificar a origem do problema.
Em relação à área norte, este é o próximo trecho do parque que passará pela modernização, com mecanismos antifurto, assim como foi implantado na área sul.
A modernização da iluminação pública já está no terceiro marco e Porto Alegre já conta com 87 mil lâmpadas em LED dos 110 mil pontos programados. O plano de modernização ainda inclui a instalação de LED em praças e parques, como o caso do Marinha. Iluminação cênica em monumentos e pontos históricos também estão sendo implementados. Os pedidos de troca de lâmpada ou vistoria podem ser feitos no aplicativo 156+POA e denúncias de vandalismo podem ser registradas no telefone 153."