O próximo South Summit Brasil já conta com 1.302 startups inscritas, de 72 países, para o evento a ser realizado de 29 a 31 de março de 2023, novamente nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. O número supera o da edição deste ano, quando 990 lutaram por uma vaga entre as 50 finalistas. As inscrições, que podem ser acessadas neste link, são gratuitas e permanecem abertas até 16 de janeiro.
As competidoras representarão os mais variados países, como Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Azerbaijão, Estados Unidos, Israel, Espanha, Alemanha, Camarões, Indonésia, Ucrânia, Zimbábue, Austrália, Nepal e Hong Kong (região administrativa especial da China), entre outros.
O diretor-geral do South Summit Brasil, Thiago Ribeiro, reconhece que o destaque dessa vitrine global de conexões na área da inovação é a disputa entre as startups.
— A nossa expectativa sobre a competição de startups é gigante. É o ponto principal do evento. Já passamos de mais de 1,3 mil startups inscritas, de mais de 70 países, o que supera os números da primeira edição. Despertar o interesse dos empreendedores por esses novos negócios coloca Porto Alegre e o Rio Grande do Sul no mapa — acredita.
Projetos de qualquer país do mundo, setor ou etapa de desenvolvimento podem participar. Após a inscrição, as startups passam pelo crivo de um comitê formado por especialistas e investidores. São considerados critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe e interesse de possíveis investidores. As 50 finalistas garantem o direito de apresentar seus projetos no South Summit Brasil.
— Se tem uma coisa que estamos buscando obsessivamente é que o South Summit Brasil 2023 seja mais qualificado do que o de 2022. Que a experiência seja de excelência — afirma Thiago Ribeiro.
As vencedoras recebem premiações nas categorias destaque, mais sustentável, mais escalável, mais inovadora e melhor time. Mais de cem fundos de investimento nacionais e internacionais são aguardados durante os três dias de evento na Capital.
Como foi a competição em 2022
Neste ano, 990 startups de 76 países se inscreveram na etapa preliminar. Desse montante, 50 foram selecionadas para a final, sendo 17 delas gaúchas e, destas, 10 porto-alegrenses.
A competição teve cinco rodadas, nas quais as 50 finalistas estavam distribuídas pelos seguintes temas: digital solutions (soluções digitais), climateTech (tecnologia climática), future of work (futuro do trabalho), industry 5.0 (indústria 5.0) e fintech & e-commerce (tecnologia financeira e comércio eletrônico).
Duas de cada assunto foram selecionadas pelos jurados, totalizando 10 finalistas. No final, cinco acabaram premiadas. O troféu, que não tem valor financeiro, é uma planta dentro de uma caixa de madeira. A premiação das startups ganhadoras aconteceu no palco da Arena Stage.
Em outubro, GZH mostrou como estavam as três startups gaúchas premiadas na competição deste ano. Representantes da Yours Bank, Aprix e Pix Force contaram como participar do evento mudou as empresas.
Mudanças estruturais
O South Summit Brasil do próximo ano terá algumas mudanças estruturais no Cais Mauá. A entrada do público, por exemplo, acontecerá agora pelo último armazém. A ideia é alongar o espaço entre o muro e o cais, além de possibilitar a criação de uma área chamada por enquanto de Innovation Street. Uma série de marcas e o palco cultural ficarão localizados neste espaço.
Entre as outras novidades, as áreas cobertas e os espaços sentados também serão aumentados. Os food trucks da edição deste ano darão lugar a uma estrutura de bares, inclusive com oferta de comida vegana. Os dois palcos que ficavam situados no Marketplace sairão dali em função dos problemas de acústica. Os palcos serão levados para estruturas específicas e voltadas unicamente para apresentação de conteúdo.
A questão da acessibilidade, algo que precisa melhorar para a próxima edição, está sendo discutida pelos organizadores.
— Não podemos esquecer que estamos falando de um espaço tombado e que possui restrições de intervenções, nos impondo limitações. Talvez a gente nunca consiga chegar a um evento 100% acessível, mas estamos trabalhando para oferecer a melhor experiência possível nesse sentido — garante Thiago Ribeiro.
Veja alguns dos palestrantes
Entre os palestrantes do evento do ano que vem no Cais Mauá estarão nomes como:
- Pedro Janot, fundador, presidente e sócio da Contravento;
- Eduardo Monteiro, diretor de Marketing e Comercial no Canal Rural;
- Sandra Uwera, CEO global da Fairtrade na Zâmbia;
- Alfonso de los Rios, CEO & co-fundador do Nowports do México;
- Ruchika Sikri, sócia e diretora da Wisdom Venture dos Estados Unidos;
- Gabriela Comazzetto, chefe de soluções de negócios globais Latam TikTok;
- Daniel Izzo, CEO da Vox Capital do Brasil;
- Celso Athayde, CEO e executivo social da Favela Holding e CUFA do Brasil;
- Mário Cantero, fundador e CEO Card-Dynamics;
- Marcelo Lacerda, presidente da Magnopus;
- João Kepler, CEO Bossanova Investimentos;
- Ulla Amaral, CMO na Bolder.
O site oficial do South Summit Brasil pode ser acessado neste link.