Na última semana de outubro, o Castramóvel da Prefeitura de Porto Alegre, credenciado por meio do programa de descentralização das esterilizações, iniciou suas atividades nos bairros Jardim Carvalho e Morro Santana. Somando as ações entre os dias 24 e 29 do mês passado, a equipe realizou mais de 480 castrações. A unidade móvel, neste momento, está operando somente cães, machos ou fêmeas.
Ainda neste ano, além das duas comunidades já atendidas, o Castramóvel atuará em mais sete bairros: Guarujá, Glória, Coronel Aparício Borges, Restinga, Hípica, Nonoai e Teresópolis. De acordo com Catiane Mainardi, secretária municipal do Gabinete da Causa Animal (GCA), o critério de escolha dos bairros leva em consideração a ocorrência de casos de leishmaniose visceral humana — doença causada pelo mosquito palha e que pode atingir pessoas e animais - nos últimos anos na cidade. A meta do município é castrar cerca de 2,4 mil cães em 2022.
Atualmente, apenas o serviço de castração é realizado na unidade. No entanto, no ano que vem, o atendimento deve expandir.
— No ano de 2023, o GCA contará com a própria Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, que atuará de forma itinerante nas comunidades realizando atendimentos e cirurgias — conta Catiane.
Equipe
Ações como a do Castramóvel não ocorriam há mais de seis anos na Capital. Anteriormente, a Unidade de Saúde Animal Victória, na Lomba do Pinheiro, era quem realizava o serviço. Agora, a empresa Clinicão se credenciou para atuar de forma itinerante na unidade móvel.
A equipe é formada por 10 funcionários da Clinicão e três servidores de apoio da prefeitura. Ao todo, são três cirurgiões, três veterinários e quatro auxiliares.
A veterinária Juliana Koenen Vieira, 39 anos, responsável pela organização do projeto, comenta como está se sentindo ao proporcionar este tipo de trabalho às comunidades:
— É muito gratificante, pois conseguimos atender a população em locais com grande número de animais, mas que os tutores possuem dificuldade em levar os animais para castrar. Os tutores ficam muitos felizes com a oportunidade e mobilizam os vizinhos.
O morador do Morro Santana Luiz Dias, 55 anos, que levou o seu cachorrinho, Thor, de nove anos, e comenta:
— Agradeci muito a oportunidade às meninas (da equipe do Castramóvel), pois, sem esse programa, eu não conseguiria castrar meu cachorro. Fui muito bem atendido por todos.
Orientações
O cadastramento dos pets ocorre dias antes da ação ser realizada no bairro. A data e local de cadastro são divulgados nas redes sociais da prefeitura e das subprefeituras de cada região. Para registrar seu pet na fila de castração, é necessário apresentar RG, CPF e um comprovante de residência - somente moradores do bairro poderão se cadastrar. Além disso, cães machos devem ter no mínimo quatro meses, e fêmeas, seis meses.
No total, são disponibilizadas 390 vagas de esterilização, que são preenchidas por ordem de chegada. Por lá, serão informados a data, o horário e as demais orientações sobre o procedimento.
A castração dos animais será realizada no mesmo local do cadastramento. No momento do cadastro, será possível esclarecer dúvidas sobre o procedimento com veterinário da prefeitura. Todo o processo ocorre de forma gratuita.
Saiba como inscrever seu pet:
- A data e local de cadastro são divulgados nas redes sociais da prefeitura e das subprefeituras de cada região. Normalmente, o cadastro tem início às 9h30min e a equipe permanece no local até as 15h30min ou enquanto houver vagas para castração.
- É necessário apresentar comprovante de residência (apenas moradores do bairro poderão se cadastrar) e documento com foto: precisa ter mais de 18 anos.
- Somente cães, fêmeas ou machos, poderão ser inscritos para castração.
- São disponibilizadas 390 vagas de esterilização, que são preenchidas por ordem de chegada.
- A castração dos animais será realizada no mesmo local do cadastramento. Na hora do cadastro, serão informados a data, o horário e as orientações sobre o procedimento.
- Caninos machos devem ter no mínimo quatro meses, e fêmeas, seis meses.
- Somente animais saudáveis poderão ser submetidos ao procedimento. Os pets serão avaliados por um veterinário no dia da castração. No momento do cadastro, será possível esclarecer dúvidas sobre o procedimento com veterinário da prefeitura.
- O procedimento e as medicações pós-operatórias serão fornecidos de forma gratuita pela prefeitura.
- No dia do procedimento, o tutor deverá permanecer no local até a liberação de(os) seu(s) animal(is).
Próximas inscrições:
- Moradores dos bairros Hípica, Guarujá e Restinga poderão realizar as inscrições até hoje, dia 11. Local de inscrição: Avenida Edgar Pires de Castro, 25 - Hípica.
- Na próxima semana, nos dias 16, 17 e 18 o Castramóvel estará realizando as inscrições dos moradores do bairro Nonoai. Local de inscrição: Rua Manoel do Carmo, 100.
Produção: Leonardo Bender