Localizado em uma região tradicional de Porto Alegre, com área total de 115 mil metros quadrados, o Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão, surgiu como uma opção de lazer e se consolidou como uma das áreas verdes mais frequentadas pelos habitantes da cidade. O Parcão, localizado no bairro Moinhos de Vento, é o segundo parque mais antigo da Capital, e completa 50 anos nesta quarta-feira (9).
Para comemorar a data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) preparou uma série de qualificações no lado esportivo do parque (à direita da Avenida Goethe em direção à Rua 24 de Outubro).
Segundo estudos da Diretoria de Áreas Verdes da Smamus, o lado esportivo do Parcão, como é chamado popularmente, será dividido em dois setores. No primeiro, próximo à Rua Dr. Poty Medeiros, estará concentrada a maioria das atividades, sendo duas quadras poliesportivas, quatro de beach tennis e uma de futevôlei. Além disso, haverá arquibancada de apoio às quadras de areia, playground, três áreas de estar, praças, academia ao ar livre e espaços de alimentação.
No segundo setor, próximo à Escola Estadual Uruguai, o campo de futebol será transformado em dois de futebol sete, e o cachorródromo será totalmente revitalizado. As novidades estão por conta de espaços para prática de pingue-pongue, futmesa, mesas de xadrez e um novo playground, além de recantos de descanso e contemplação. A administração do parque permanece no mesmo local.
— Para realizarmos uma ocupação positiva dessa área, estamos buscando estudos para implementarmos por fases, junto às ações já realizadas. O Parcão é uma área muito importante da cidade e merece esse cuidado — destaca o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza.
Lago do Moinho
Separado pela Avenida Goethe, o lado voltado à caminhada e à contemplação conta com um lago, que está passando por processo de revitalização. O desassoreamento e a oxigenação da água já foram realizados. As melhorias incluem a retirada de 7 mil metros cúbicos de lodo, recuperação da rede elétrica e instalação de um chafariz. O processo está na fase de orçamento.
— A intenção é dar a ordem de início ainda neste ano, visando à recuperação da parte ambiental desse importante ponto turístico da área verde — afirma Souza.
Já foi concluído o trecho de 350 metros de passeio interno, formando uma pista para prática de atividade física.
História
O Parcão foi inaugurado em 9 de novembro de 1972, juntamente à Escola Estadual Uruguai e à Avenida Goethe. A área de 115 mil metros quadrados onde fica a área verde era antes ocupada pelo Hipódromo do Moinho de Vento, e se tornou um parque municipal graças ao apelo da população.
Na época, Porto Alegre contava apenas com o Parque Farroupilha (Redenção), tornando o Parcão o segundo mais antigo da Capital, e desde a sua fundação já era dividido entre os setores de recreação e contemplação e o de práticas esportivas. Em 50 anos de atividade, o Parcão continua atraindo frequentadores e turistas.