Prevista para ocorrer entre os dias 29 e 31 de março de 2023 em Porto Alegre, a segunda edição do South Summit Brasil deu uma amostra das novidades que vêm por aí na tarde desta quarta-feira (23). Entre os aperfeiçoamentos, quatro pontos centrais foram elencados pela organização, sendo eles: acessibilidade, mobilidade, fluidez e alimentação. O lançamento oficial do evento ocorreu no Multiverso Experience do Cais Embarcadero, no Centro Histórico da Capital.
Com cadeiras dispostas em um semicírculo, o presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, deu início ao lançamento agradecendo aos presentes pelo apoio dos setores público e privado, além de patrocinadores e da imprensa para a realização da próxima edição do evento.
— Na primeira edição, foi uma construção a várias mãos. O nosso desafio nessa segunda edição é continuarmos com o engajamento que nos fez chegarmos até aqui — destacou.
Na sequência, falou o diretor Latam do South Summit e CEO da Numerik, Eduardo Lorea, que destacou a importância do evento para um posicionamento estratégico do Rio Grande do Sul no cenário da inovação. Por meio de um vídeo, a espanhola María Benjumea, fundadora do South Summit, comentou sobre o sucesso da edição passada e agradeceu a participação de todos.
Novidades no horizonte
— Não precisamos de um evento maior, precisamos de um evento qualificado — disse Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brasil, ao apresentar o projeto do evento.
O CEO explica que, pelo fato de o Cais Mauá ser um local tombado, há restrições e desafios do ponto de vista da acessibilidade que a organização do evento vai tentar contornar. Além disso, outra preocupação desta edição será com a mobilidade e fluidez do evento.
— Entendemos que o evento precisa ter mais mobilidade. A experiência precisa ser mais fluída entre os armazéns, dentro dos palcos, dentro do marketplace. Tomamos uma série de medidas para ter um melhor aproveitamento da área que nós temos à disposição, proporcionando uma melhor experiência — frisa.
Ele destaca que a alimentação foi um ponto marcante da edição passada e que, para 2023, será aprimorada com a substituição dos food trucks por bares, tornando a estrutura mais robusta com um mix de produtos maior aos visitantes, incluindo opções veganas.
Outra novidade para a próxima edição será a Inovation Street, que pretende tornar o espaço entre os armazéns e o muro da Mauá, parte do evento, não apenas um ponto de acesso. Ao longo do caminho serão instaladas onze geodésicas, que são estruturas transparentes e iluminadas em formato de globo, nas quais haverá palcos e ações de marca, visando proporcionar uma experiência diferenciada desde a entrada do Summit.
O CEO diz que a expectativa de público para 2023 permanece a mesma deste ano, 20 mil pessoas. Ele também diz que a organização vem discutindo com a prefeitura da Capital e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estratégias para melhorar o tráfego da Avenida Mauá e facilitar o acesso ao evento. Além disso, ele comenta que já dialogou com a Gam3 Parks, que gerencia o trecho 1 da Orla e o Parque Harmonia, para otimizar a utilização dos espaços para estacionamento.
O presidente do Conselho de Honra e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy, apresentou os membros do conselho para 2023, que conta com nomes como o do apresentador Luciano Huck, da investidora Anjo do programa Shark Tank, Camila Farani, e do governador eleito, Eduardo Leite.
Entre os palestrantes do próximo South Summit estarão nomes como Sandra Uwera, CEO global da Fairtrade na Zâmbia; Alfonso de los Rios, CEO & co-fundador do Nowports do México; Ruchika Sikri, general partner & principal da Wisdom Venture dos Estados Unidos; Daniel Izzo, CEO da Vox Capital do Brasil; Celso Athayde, CEO e executivo Social da Favela Holding e Cufa do Brasil; e Marcelo Lacerda, chairman da Magnopus.
O primeiro lote dos ingressos segue disponível no site do evento até 30 de novembro com valores a partir de R$ 499,00, de acordo com a categoria escolhida — attendee, business e executive.
Realização prevista em edital
O governador, Ranolfo Vieira Júnior, prestigiou o lançamento e salientou que, mesmo após a concessão do Cais Mauá à iniciativa privada, a realização do South Summit está assegurada via edital e que devido ao sucesso da primeira edição, está garantida a realização de mais cinco anos do evento na Capital.
— Os números da edição passada falam por si só. O leilão do Cais Mauá deve ocorrer na Bolsa de Valores na primeira semana de dezembro. Está assegurado na modelagem da concessão a realização do South Summit 2023. É importante destacar também que, dentro da modelagem, está assegurado que durante 90 dias a cada ano, o governo poderá fazer uso desse espaço — disse o governador.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou da solenidade e destacou que um dos segredos para o sucesso do evento foi a boa relação do governo municipal, estadual e o setor empresarial. Melo ressaltou que o evento passado consolidou um legado de uma cidade e um Estado inovadores.
— O 4º Distrito, neste ano, recebeu um investimento de R$ 400 milhões só em datacenter. Essas empresas vêm para cá porque elas veem a potência do ecossistema. Nos 250 anos, uma das maiores conquistas de Porto Alegre foi o reencontro com rio e o South Summit contribuiu muito com isso — sublinhou.
A primeira edição do South Summit Brasil movimentou Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de maio deste ano, projetando a capital gaúcha no cenário global da inovação. Participaram do evento pelo menos 20 mil pessoas, cinco vezes acima do esperado. Ao todo, 17 startups gaúchas participaram da competição final. Foram recebidas inscrições de 990 empresas de 76 países. Foram selecionadas pelos jurados as 50 finalistas. A grande vencedora foi a startup Yours Bank.