Porto Alegre terá uma fan fest um pouco diferente durante a Copa do Mundo do Catar. Chamado Na Beira, o evento será realizado durante 12 datas (podendo chegar a 14 em caso de o Brasil se classificar para a decisão) no deque 4, situado no trecho 1 da orla do Guaíba. A abertura está marcada para 19 de novembro, antes mesmo de a bola rolar no Mundial de 2022. A organização está a cargo do Grupo Austral, holding de negócios focados no entretenimento e que atende marcas como Ambev, Tintas Renner e Pepsi.
— É um projeto que nasce com a Copa do Mundo, mas não vai acontecer apenas em datas da Copa. Queremos que seja um evento que ocorra todos os anos, como uma espécie de pré-verão — explica o sócio do Grupo Austral, Eduardo Corte Real, salientando que a ideia foi inspirada no projeto Na Praia, que ocorre em Brasília.
O Na Beira não será gratuito. Os ingressos variam de R$ 70 a R$ 150, dependendo do setor. A área, cercada, terá capacidade para abrigar 3,5 mil pessoas em 3,5 mil metros quadrados. Também haverá uma cobertura de 1,3 mil metros quadrados e área para alimentação, igualmente protegida da chuva.
O evento será realizado em uma grande estrutura a ser montada no entorno do deque 4. Os trabalhos são previstos para começar em 1º de novembro.
— Vamos construir uma minicidade. Será como uma sinuca, só que de futebol — antecipa o sócio.
Entre algumas das atrações previstas estão Kevin O Chris, G15, Dubdogz e Own Boss. Muitos artistas ainda precisam assinar contrato antes de poderem ser anunciados. Os ingressos para algumas datas já podem ser comprados pelo aplicativo BaladAPP.
— Será um evento muito importante porque integra as comemorações dos 250 anos da cidade e oportuniza uma paixão nacional, que é o futebol — observa o secretário extraordinário dos 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki.
A prefeitura da Capital não tem maior relação com a realização deste evento. A área em que será realizado foi locada pela concessionária GAM3 Parks para o Grupo Austral. Alguns dos patrocinadores envolvidos no projeto são Budweiser, Pepsi e Tônica Antarctica.
Arena do Torcedor
Além do evento Na Beira, está sendo planejada a Arena do Torcedor, que, se sair do papel, ficará concentrada na frente do Anfiteatro Pôr do Sol, situado no trecho 2 da Orla. Esse projeto ainda depende de diversos detalhes, inclusive poderá ser gratuito e com formato mais popular.
— Se a Arena do Torcedor sair, a proposta será instalarmos um palco com um telão na frente da área do Anfiteatro. Será mais popular e maior do que o Na Beira — prevê Eduardo Corte Real.
Ao contrário da primeira fan fest — realizada durante a Copa do Mundo de 2014 —, esses eventos de agora não possuem qualquer relação com a Fifa. Mesmo assim, fica difícil separar uma coisa da outra:
— A fan fest vem para criar mais oportunidade para as pessoas conviverem nesse evento especial que é a Copa do Mundo. Ainda mais em um local icônico, que é o Anfiteatro, e na orla do Guaíba — conclui o secretário Beidacki.
Na Copa América de 2019, ocorreu outra fan fest em Porto Alegre, promovida pela Brahma, durante os jogos da Seleção Brasileira, e recebeu público no Anfiteatro. Nos próximos dias, os organizadores deverão ter mais detalhes sobre os eventos, como atrações, horários e datas.