Com viés educativo e comunitário, o Espaço Bio Germânia foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (12) no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre. O ambiente fica dentro do Parque Germânia, e, apesar do vaivém da chuva fraca, o evento foi bastante concorrido e contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, de alguns secretários municipais, de representantes do Instituto Jama, do Colégio São Judas Tadeu e da Associação de Amigos do Jardim Europa (AAJE).
— Quero que Porto Alegre seja a capital das parcerias. Aqui temos uma boa parceria: é um prédio público que foi cedido para a associação por meio de um Termo de Permissão de Uso (TPU), para uma finalidade nobríssima, que é ter uma biblioteca infantojuvenil — afirmou Melo, que chegou ao evento com uma capa de chuva e tomou mate durante a visita aos ambientes internos. — Casar a educação em um espaço público é o sucesso das ocupações desses espaços — acrescentou, dizendo que no futuro espera ver uma cafeteria aberta no local.
O Espaço Bio Germânia conta com uma biblioteca infantojuvenil, salas para oficinas e um auditório para uso da comunidade. Além disso, abrigará a sede da AAJE.
A temática ambiental pode ser vista na horta, localizada no lado externo da biblioteca, e em uma cisterna com capacidade para mil litros de água, que captará chuva para reaproveitamento no jardim vertical e nos canteiros.
Foram instalados painéis ripados de madeira ecológica e foi desenvolvido um jardim vertical em paredes verdes, além de deque e cobertura para ampliação de uso externo. No futuro, o telhado deverá receber placas fotovoltaicas para aproveitamento da energia solar.
— Aqui temos o exemplo de que se a iniciativa privada e o poder público se ajudarem, as coisas funcionam — avalia o presidente da associação, Rui Back, salientando que o objetivo é promover oficinas com as escolas da região por meio de agendamento prévio.
Durante a inauguração, que contou com descerramento de placa e discursos, houve performances dos artistas do Grupo Tholl — bastante requisitados para selfies pelos visitantes — e apresentação da banda marcial da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, que executou o Hino Nacional antes da cerimônia oficial. Também havia muitos balões espalhados pelos ambientes, pipoca sendo distribuída, artistas com pernas de pau e guichê onde era possível que as crianças pintassem o rosto.
— Conseguimos visualizar aqui, na prática, o que Porto Alegre tem de mais bonito: as pessoas e o senso de coletividade e pertencimento da cidade — disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, que levou os sobrinhos e a mãe para conhecer o Espaço Bio Germânia.
O titular da pasta citou a questão dos efeitos das mudanças climáticas e do aumento da temperatura no planeta como fatores levados em consideração durante a estruturação do projeto.
— Recentemente, assumimos em Glasgow (cidade da Escócia) a responsabilidade de reduzirmos a emissão de gases de efeito estufa pela metade até 2030, e de zerar essas emissões até 2050. Para isso, vamos precisar do envolvimento da sociedade em geral. Hoje, com esse esforço conjunto trabalhando a educação das crianças, consigo visualizar que conseguiremos — reflete.
Chamada de Auditório Sabiá, a sala multiuso servirá para oficinas voltadas às crianças e aos adultos e para a formação pedagógica de professores. O ambiente possui até uma pequena arquibancada. Em 24 de outubro, já está programada a primeira atividade do gênero. Outro espaço inaugurado nesta quarta foi a área de convivência Butiá. Mais detalhes sobre os ambientes podem ser consultados aqui.
— Vamos fazer a diferença a curto, médio e longo prazo — comemora Maria Celeste Leitzke, representante cultural e pedagógica da associação.
A técnica em enfermagem Tatiana Lumertz levou o filho Valentin, 10 anos, para conhecer o Espaço Bio Germânia.
— Ficou maravilhoso. Fiquei sabendo desse lugar pela Escola Gomes Carneiro, que está com a banda aqui — compartilha, confirmando que costuma aproveitar com frequência o parque na companhia do filho.
Os artistas do Grupo Tholl Rodrigo Galvão e Gabriela Mello faziam a alegria de crianças e adultos, sendo requisitados para fotos.
— A importância de um espaço desses é gigantesca, inclusive disseram de brincadeira que haveria mais gente porque estaríamos aqui — diverte-se Galvão, comentando que a caracterização dos personagens e trajes foi inspirada, entre outros elementos, no filme Alice no País das Maravilhas, em que o ator Johnny Depp interpretou o Chapeleiro Maluco.
Biblioteca arrecada 300 livros
A Biblioteca Ipê Amarelo já conseguiu arrecadar 300 livros por meio de doações. A curadoria do acervo foi realizada em parceria com o Colégio São Judas Tadeu, que é referência na área de educação ambiental em Porto Alegre. O público-alvo são crianças dos dois aos 12 anos.
— Para uma biblioteca ficar bem equipada, precisa possuir de 3 mil a 4 mil livros no acervo — diz Adriana Lanzarini, executiva responsável pelo projeto no Instituto Jama, organização social sem fins lucrativos com sede na Capital e atuação no sul do país que destina recursos para apoiar projetos sociais.
As doações podem ser feitas tanto na própria biblioteca quanto no São Judas Tadeu. Livros com temáticas referentes à natureza e à sustentabilidade são o foco do acervo. As pessoas poderão consultar e frequentar a biblioteca gratuitamente. Neste primeiro momento, não será permitido retirar livros e levá-los para casa.
A biblioteca estará à disposição do público em horário comercial de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. Aos sábados e domingos, o local funcionará em regime de plantão nos mesmos horários. Maiores informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99634-0402 e pelo e-mail biblioteca.germania@gmail.com.