O Jardim Botânico de Porto Alegre promove uma série de atividades, neste sábado (10), em comemoração ao seu aniversário de 64 anos. Até as 17h, as pessoas que visitarem o local poderão aproveitar as belezas naturais e conhecer mais sobre o ambiente na área de 39 hectares, administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
— Vamos ter inúmeras atividades com os nossos pesquisadores e exposição de amostras de coleções científicas tanto do Museu de Ciências Naturais como do Jardim Botânico, que integram a Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções Científicas da Sema — explica a diretora do Jardim Botânico, Patrícia Witt.
Conforme a diretora, haverá contação de histórias para as crianças e atividades para o público adulto, além de visitas guiadas. Será possível praticar meditação, visitar o lago, as estufas das coleções e o arboreto do Jardim Botânico, entre outros ambientes. A Orquestra Villa-Lobos vai encerrar os festejos com apresentação presencial ao final da tarde.
As crianças poderão ver animais da fauna empalhados, como tatu, bugio, gato-maracajá, puma e tamanduá-bandeira. O acervo do Museu de Ciências Naturais com diversas curiosidades expostas conta com participação interativa de técnicos e pesquisadores.
A bióloga Priscila Ferreira cuida do estande com exemplares de vegetação.
— Aqui temos para mostrar soluções científicas e com identificação. Esses exemplares atendem a pesquisas internacionais por meio de parcerias — afirma.
A parte da fauna é bastante interessante. Uma das atrações é o sapinho de barriga vermelha (Melanophryniscus dorsalis), conhecido como sapo flamenguinho.
— Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção. Esse sapo pode ser encontrado de Laguna até Mostardas — compartilha o biólogo e pesquisador do museu Patrick Colombo.
No mesmo estande é possível ver um anfíbio parente do sapo que lembra uma cobra.
A bióloga Janine Arruda, especialista em Malacologia (ramo da biologia que estuda os moluscos) conta detalhes sobre lesmas, caracóis e peixes.
— Os invertebrados são o segundo maior grupo em número de espécies — ensina.
— É a primeira vez que venho. Isso aqui é uma maravilha — elogia Elisete Oliveira, voluntária da Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos (Agafape).
Também há uma pequena biblioteca ao ar livre para quem quiser ler ou conhecer mais sobre o Jardim Botânico. A bibliotecária Sílvia Jungblut salienta que há atividades educacionais para a criançada, que, inclusive, poderá levar sementes de feijões em copos de plástico para casa para acompanhar o crescimento do vegetal.
Há 44 anos atuando como bióloga, Vera Regina Werner demonstra para os visitantes as algas em um microscópio instalado em uma mesinha perto das árvores.
— Pegamos água do lago do Jardim Botânico para mostrarmos as algas no microscópio. As pessoas podem ver suas colorações, formas, diferenças e características — enumera.
O estudante de biologia Luis Eduardo, da Pontifícia Universidade Católicas do Rio Grande do Sul (PUCRS), e a veterinária Mariana Couto, visitavam o Jardim Botânico juntos nesta manhã.
— A gente já conhece e costuma passear por aqui. Estamos gostando bastante de saber mais sobre os projetos e a parte científica — comenta Luis Eduardo, atento aos animais empalhados e salientando que os dois pretendem curtir o cronograma das atividades.
Toda a programação especial de aniversário de 64 anos é gratuita neste sábado, sendo necessário apenas o pagamento do ingresso ao parque.
Licitação
O edital de licitação do Jardim Botânico à iniciativa privada será publicado até o final deste mês. O leilão tem previsão de ser realizado em novembro. A informação é da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
SERVIÇO:
- O quê: atividades para o público no aniversário de 64 anos do Jardim Botânico
- Local: Jardim Botânico (Rua Dr. Salvador França, 1.427)
- Quando: sábado (10) até as 17h
- Preço: R$ 6 reais (idosos e estudantes pagam metade do valor. Crianças até cinco anos não pagam)
- Estacionamento: R$ 11 reais
- Mais informações: telefone (51) 3320-2027 ou WhatsApp (51) 98427-0460.