O tradicional Desfile Farroupilha será realizado no feriado desta terça-feira (20), a partir das 8h30min, em Porto Alegre, como sempre carregado de simbolismo. E ainda mais agora, por ocorrer nos 250 anos de aniversário da Capital e no bicentenário da Independência do Brasil.
A saída do desfile será na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na altura do relógio digital, localizado perto dos três palanques oficiais, e o término ocorrerá no encontro da via com a Avenida Ipiranga. O sentido será do Estádio Beira-Rio em direção ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Quem pretende se deslocar para acompanhar o evento gratuito precisa estar atento, pois bloqueios de trânsito estão previstos a partir das 20h desta segunda-feira (19) pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) — confira no mapa abaixo.
— A expectativa é muito grande para o Desfile Farroupilha. Depois de dois anos, vamos ver esse sentimento de ser gaúcho e a diversidade através das etnias que compõem esse desfile — reflete a presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso Duarte. — Os cavalarianos e cavalarianas, as famílias que adentrarão esta avenida, penso que será algo imensurável depois desse retorno presencial. Só nos resta agradecer ao patrão velho da estância e dizer que estamos de volta e os cavalos do Rio Grande pedem valsa — acrescenta a tradicionalista.
Nesta segunda-feira, em torno das 13h30min, os preparativos finais estavam sendo realizados. Os palanques (um para autoridades e outros dois para os demais convidados e para a cobertura ao vivo) recebiam faixas com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Localizados nas proximidades da pista de skate do trecho 3 da orla do Guaíba, esperavam pelos gradis, que seriam instalados ao longo da Edvaldo Pereira Paiva, e pelos banheiros químicos.
— A expectativa é grande após dois anos. Sempre desfilo, mas neste ano não poderei. Pretendo trazer meu bebê para assistir junto — compartilha Rochele Lino, que ajudava os colegas da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) nos preparativos para o evento.
A concentração dos participantes do desfile será na altura do Estádio Beira-Rio. Às 8h, o governador Ranolfo Vieira Júnior passará em revista da tropa da Brigada Militar. Em seguida, às 8h30min, o desfile cívico-militar, com previsão de uma hora de duração, contará com a presença de integrantes da segurança pública, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto-Geral de Perícias (IGP). Haverá desfile com homens e mulheres a pé, a cavalo e embarcados.
— Estamos convidando a comunidade para pegar sua cadeira e ir para a avenida assistir. Ainda não estamos com tudo normal, mas estamos em um processo de voltar à normalidade — diz o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, em relação ao arrefecimento da pandemia e estimando que cerca de 3 mil pessoas participem do desfile e 10 mil acompanhem no local, se o tempo ajudar.
— Neste ano, teremos o retorno do desfile temático, com um elenco que apresentará um pouco sobre a diversidade étnica do nosso Estado — cita a secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, que preside a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022.
Previsto para as 9h30min, a União das Etnias de Ijuí (Ueti) apresentará o desfile Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras, tema dos festejos farroupilhas deste ano. Todos os povos que formam a identidade do gaúcho serão representados e enaltecidos. Esse mesmo grupo deve realizar um espetáculo no Theatro São Pedro, às 19h desta terça. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e outros 350 gaúchos a pé devem começar sua participação no desfile da Edvaldo Pereira Paiva em torno das 10h15min. A Chama Crioula, que foi gerada em Canguçu, percorreu as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul até chegar à Capital. Será conduzida por um tradicionalista, acompanhado de 12 cavaleiros. O desfile terá a participação de 25 grupos, entre CTGs e piquetes. O término deve ocorrer por volta do meio-dia.
Serviço
- O quê: Desfile Farroupilha
- Quando: terça-feira (20), das 8h30min às 12h
- Local: Avenida Edvaldo Pereira Paiva
- Trajeto: saída do desfile na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na altura do relógio digital (pouco antes dos três palanques), e término no encontro da via com a Avenida Ipiranga. O sentido será do Estádio Beira-Rio em direção ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia)
- Como será: 8h30min (desfile cívico-militar); 9h30min (desfile Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras); 10h15min (desfile de CTGs, piquetes e tradicionalistas)
- Entrada: o evento é gratuito
Desfile cívico-militar
- Brigada Militar: 20 viaturas e cerca de 440 pessoas a pé
- Corpo de Bombeiros: 20 veículos
- Polícia Civil: 20 viaturas, uma lancha e 350 pessoas a pé
- Susepe: 20 viaturas, um ônibus e 350 pessoas a pé
- IGP: 20 viaturas
- 4º Regimento de Polícia Montada da BM: 40 cavalarianos
Desfile temático
- União das Etnias de Ijuí (Ueti): 200 integrantes
Desfile tradicionalista
- 25 grupos, entre CTGs e piquetes: 700 participantes a cavalo e 350 a pé