Cerca de 2,5 mil pessoas devem se apresentar a pé, a cavalo e em veículos no Desfile Farroupilha de Porto Alegre da próxima terça-feira (20), feriado de 20 de setembro, de acordo com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. A expectativa é de que a tradicional apresentação que celebra a história do Rio Grande do Sul reúna um público de 6 mil pessoas.
O desfile cívico-militar começará às 8h30min, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em direção ao Parque Harmonia, no Centro Histórico. A apresentação, de cerca de uma hora, será puxada por integrantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e do Instituto-Geral de Perícias.
Às 9h30min, a União das Etnias de Ijuí (Ueti) apresentará o desfile “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, em referência à diversidade cultural do povo gaúcho. A ideia é representar portugueses, afro-brasileiros, espanhóis, italianos, alemães, poloneses, holandeses, suecos, austríacos, letões, árabes e japoneses, que colonizaram o Estado e compõem a identidade gaúcha.
Na sequência, às 10h15min, ocorrerá o conhecido Desfile Tradicionalista, com quase 700 cavaleiros de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes e de outros 350 gaúchos a pé. O grupo conduzirá a chama crioula, que foi gerada em Canguçu e percorreu as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul até chegar à Capital.
Entre as autoridades presentes, estarão o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris; e o general Fernando Soares, do Comando Militar do Sul.