O fogo da Chama Crioula do Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, foi extinto às 15h27min desta sexta-feira (20). O ato simbólico significa o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha na Capital.
Porém, neste ano, não marca o fim dos festejos no parque: a programação segue até domingo (22) – veja as atrações de sábado (21) no fim da reportagem.
Segundo a organização, o cálculo é que o feriado de 20 de Setembro tenha atraído 150 mil visitantes ao parque, mesmo número projetado para os dois últimos dias. A cerimônia de encerramento reuniu os responsáveis pelo evento no palco Jayme Caetano Braun.
Liliana Cardoso, secretária de Cultura e Economia Criativa da Capital, destacou o trabalho feito no contexto pós-enchente.
— Pelas mãos e a força dos piqueteiros e das piqueteiras, conseguimos levantar o acampamento em um mês. Tivemos piquetes que perderam tudo e que não puderam estar aqui, mas outros 187 participaram. Foi um acampamento de reconstrução e resistência — disse.
Carla Deboni, diretora da GAM3 Parks, empresa concessionária do parque, destacou o peso da realização do evento para a retomada de Porto Alegre depois da crise climática de maio.
— Há poucos meses, o parque estava cheio de água, agora vemos rostos felizes comemorando este dia especial para a nossa cultura. Vamos bater 2 milhões de visitantes (na soma de todos os dias), o que é motivo de muito orgulho — pontuou.
Parque movimentado
A chuva registrada durante a manhã atrapalhou o público. À tarde, o tempo colaborou, com temperatura na casa dos 25ºC, tempo firme e momentos de aparição do sol. O céu, porém, esteve acinzentado por conta da fumaça das queimadas florestais.
O casal Magda Eslabão Ebeling, 39 anos, e Luciano Oliveira de Medeiros, 43, recém tinha entrado no parque quando conversou com Zero Hora. Moradores de Pelotas, no sul do Estado, os dois disseram que costumam frequentar eventos relacionados à cultura gaúcha.
— Somos de Piratini, capital farroupilha, e lá o tradicionalismo é muito forte. Nunca tínhamos visitado o acampamento de Porto Alegre. Aproveitamos o feriado na sexta e organizamos a viagem para conhecer aqui — contou a analista financeira.
Luciano acrescentou que queria “aproveitar” a sexta-feira em meio aos piquetes do parque.
— Gosto dos estandes e da música: sou fã do Baitaca — afirmou o motorista.
A professora Fernanda Paese, 46 anos, e o marido dela, William Souza de Freitas, 28, perambulavam pelo parque por volta das 15h.
— Vim pela primeira vez no ano passado, gostei e decidi voltar. A ideia era chegar mais cedo, mas, por conta da chuva, viemos à tarde. Vamos caminhar e ver se encontramos conhecidos — disse ela.
Eles elogiaram o “ambiente família” propiciado pelo evento. William destacou que frequentar o parque neste ano significou mais do que uma demonstração de orgulho pela cultura gaúcha.
— A enchente foi um momento difícil para todos. Vir aqui ajuda a movimentar a economia, seja comprando uma bebida, um almoço ou ajudando no piquete de um amigo — acrescentou.
Enrolados em bandeiras do Rio Grande do Sul, Luis Filomeno da Rocha, 53 anos, e Fabiana Marques Araújo da Rocha, 47, assistiram à extinção da Chama Crioula. Depois do hino que encerrou a cerimônia, previram a saudade do evento.
— Venho todos os anos e nunca vi a chegada da chama nem o final. Não tem como não se emocionar: a perna chegou a tremer durante o hino — contou a moradora da Capital.
O casal estava no parque desde o início da manhã e pretendia ficar até o fim do dia. Luis elogiou a hospitalidade dos piquetes e disse que o evento é um “excelente convite” para conhecer a cultura gaúcha. Também falou da cerimônia de encerramento:
— A extinção é sempre um momento triste, mas fico feliz porque sei que a chama estará acesa aqui no ano que vem.
Veja a programação de sábado (21) e domingo (22) no Acampamento Farroupilha da Capital:
Sábado (21)
Palco Jayme Caetano Braun
- 13h: Guri de Uruguaiana
- 14h: Nelcy Vargas
- 16h30min: Leandro Berlesi e Buena Parceria
- 17h50min: Pirisca Grecco
- 19h50min: Capitão Faustino
- 21h50min: Sandro Coelho
Palco Nico Fagundes
- 14h50min: Festival Pôr do Sol da Canção Piá
Domingo (22)
Palco Jayme Caetano Braun
- 17h50min: Elmer Fagundes
- 19h50min: Eco do Minuano & Bonitinho
- 21h50min: Grupo Tagarrado
Palco Nico Fagundes
- 14h: CTG Porteira da Restinga
- 14h50: Trova: Celso Oliveira e Tetê Carvalho
- 15h30: Declamação Adriana Braun
- 16h: Cristiano Cesarino