Malabaristas, palhaços e trapezistas voltaram a ocupar terreno na Avenida Praia de Belas, ao lado do Parque Marinha do Brasil, desta vez acompanhados de sereias, baleias e outros personagens do fundo do mar. O Circo Aquático fará sua estreia em Porto Alegre nesta quinta-feira (4), às 20h, com a expectativa de ficar pelo menos um mês.
O diferencial dele é que, junto ao palco, haverá uma piscina de um metro de profundidade com mais de 30 mil litros e jatos de água, o que dá o clima do espetáculo, ambientado como se fosse o mar.
— A história que conduz o espetáculo é de uma família que vai fazer uma viagem e o avião precisa fazer um pouso de emergência. E daí as crianças vão encontrando artistas, conhecendo personagens como o tubarão, a foca, enquanto vão procurando os pais — conta Henrique Chulvis, gerente de marketing e diretor artístico.
Porto Alegre é a primeira capital em que o circo monta sua lona — Henrique explica que é uma filial de um circo americano com a mesma proposta, e os equipamentos foram trazidos dos Estados Unidos. Antes, a trupe ficou dois meses em Criciúma, em Santa Catarina.
O grupo tem cerca de 85 pessoas, entre equipes de montagem, de manutenção e artistas. Esses últimos vêm de vários cantos do país e do mundo, incluindo Canadá, Argentina e Estados como São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro.
Enfeitada por uma tiara de conchas e vestindo uma cauda cor-de-rosa, a sereia do espetáculo veio de um lugar sem mar. A goiana Virgínia Rodrigues, 38 anos, dá vida a sua personagem ao lado do marido, o equilibrista André Bevenutes, 37, que nasceu em circo.
Vestindo galochas de chuva e uma jaqueta enquanto o espetáculo não começa, ela conta que a estreia no circo, em Santa Catarina, aconteceu com um clima ainda mais desafiador que o desta quinta-feira na Capital. Ela experimentou uma temperatura de 3ºC vestindo um top que compõe a fantasia.
— Eu sofri — conta, rindo. — Hoje, estreamos com frio de novo. Mas a expectativa é de que o pessoal goste bastante.
As apresentações ocorrem às 20h de terça a sexta-feira e às 15h, 17h30min e 20h aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos custam de R$ 20 a R$ 140, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 99946-5550 ou neste link.