Apesar das medidas anunciadas pela prefeitura de Porto Alegre, muitas pessoas passaram a noite na fila em frente à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) para garantir a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), imprescindível para ter acesso ao Auxílio Brasil, do governo federal.
Nesta segunda-feira (18), a distribuição de fichas teve início às 8h e, menos de uma hora depois, 120 já haviam sido entregues. As fichas seguem sendo distribuídas, mas a prefeitura orienta que, caso seja possível, as pessoas procurem o local no início da tarde, para garantir um atendimento mais rápido.
Por volta das 6h, já eram mais de 60 pessoas esperando no local, na esquina das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires. Algumas delas chegaram ainda na tarde de domingo (17).
— Isso de não precisar fila ouvimos de outras pessoas, mas o guardinha aqui da prefeitura não nos disse para ir embora — disse uma senhora.
Mais adiante, outros gritaram:
— Se na semana passada teve gente que ficou sem ficha, como assim que não precisa fazer fila?
Após o registro de uma longa fila na última quinta-feira (14), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) anunciou a ampliação do horário de atendimento na Unidade do Cadastro Único, localizada na SMDS. A partir desta segunda, o local irá funcionar das 8h às 19h30min, sem fechar ao meio-dia.
Segundo a presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, nenhuma nova ficha será distribuída enquanto os atendimentos estiverem em andamento. Estima-se que novas entregas ocorram apenas no período da tarde, já que cada consulta leva em média entre 25 e 40 minutos. Por isso, a orientação é que as pessoas procurem as outras duas unidades disponíveis (confira locais e horários abaixo).
— Com os horários ampliados e os novos prazos, não há nenhuma necessidade de fazer fila. As pessoas não precisam chegar cedo. Nossa ideia é que nem seja necessário emitir fichas, isso só é feito quando há uma grande demanda em um determinado horário, como vem ocorrendo — afirma a presidente.
A Fasc também anunciou que serão realizados mutirões regiões, a partir da próxima quinta-feira (21), e abertas novas unidades de atendimento.
Prazo ampliado para atualização
Na semana passada, o Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para a atualização de dados das famílias inscritas no CadÚnico. Devido aos impactos da pandemia, a pasta escalonou o processo de revisão cadastral.
Com isso, apenas as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados — famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos. O prazo, que terminaria na sexta-feira passada, irá agora até 14 de outubro.
Já as famílias em averiguação cadastral, cujo prazo para atualizar informações terminou em 10 de junho, ganharam prazo extra até 12 de agosto.
Horários de atendimento:
De segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia:
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Avenida João Pessoa, 1105 — das 8h às 19h30min
- Vida Centro Humanístico: Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, sala 656, área 6 — das 8h às 17h
- Sine Municipal: Avenida Sepúlveda, esquina com Mauá — das 8h às 17h