Em um semestre com recordes de furtos de cabos e componentes elétricos da rede pública de iluminação em Porto Alegre, a Guarda Municipal efetuou mais prisões do que no mesmo período do ano passado. Houve um aumento de 36% na quantidade de detenções, segundo a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), na primeira semana de julho, considerando dados registrados entre janeiro e junho.
Foram detidas 87 pessoas em 72 ocorrências atendidas pela Guarda Municipal. Deste total, 14 eram flagrantes de furtos de cabos, alcançando 60,8% das 23 prisões feitas ao longo de todo o ano de 2021 por este mesmo crime.
Dois fatores para o reforço na fiscalização são apontados pelo secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda. Com a queda das restrições de festa e aglomeração nas ruas por conta do arrefecimento da pandemia, a Guarda Municipal pôde voltar a focar suas ações em patrulhamento e vigilância, aumentando, assim, o combate a crimes que geram detenções.
Outro fator determinante para o número de prisões por furto de cabo foi a alta incidência desse crime na cidade. O preço do cobre mais do que duplicou nos últimos 12 meses, aumentando o interesse de criminosos no roubo para venda do material.
— No fim de abril, foi criada a força-tarefa permanente sobre o assunto entre os órgãos de segurança. Desde então, cinco operações foram realizadas mirando o comércio ilegal em ferros-velhos. Quinze pessoas já foram presas por receptação e furto de energia, além da recaptura de três foragidos durante as ações — comenta o secretário.
Além do furto de cabos, as prisões envolveram a recaptura de foragidos, furtos de outros materiais, pichação, embriaguez ao volante, Lei Maria da Penha, entre outras.
— A Guarda fez um trabalho especial para reduzir esses furtos sem deixar outras situações sem atendimento. Seguimos com a fiscalização de bares, praças e parques, tudo com a ajuda do Centro Integrado de Comando (Ceic), com as câmeras auxiliando as rondas nos locais onde sabemos que essas ocorrências mais acontecem — detalha Ikeda.
A Guarda Municipal pode ser acionada por qualquer cidadão por meio do telefone 156 ou pelo aplicativo para celular 156+Poa.