A solidariedade tomou conta da Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, na tarde deste sábado (30), com a realização do primeiro Arraial do Amor. A festa julina dedicada à população em situação de rua da Capital contou com atrações musicais, barraquinhas de comidas típicas, refrigerante e corte de cabelo gratuito.
Organizada pelo grupo de voluntárias Anjas de Batom, a festa teve apoio de pelo menos 50 pessoas da comunidade. Vanessa Silveira, 42 anos, fundadora do Anjas de Batom, conta que a ONG existe há seis anos e que, nos meses de junho e julho, realiza ações voltadas às pessoas em situação de rua. O convite para participar do evento foi feito presencialmente às pessoas que buscam abrigo nas imediações da Praça da Alfândega.
— Viemos presencialmente convidá-los durante a semana, pela manhã. Uma vez por mês, uma instituição é escolhida, entre abrigos, casas de acolhimento e hospitais para fazermos atividades. Foi tudo feito com doações, a prefeitura só cedeu o espaço. Futuramente, quem sabe, tenhamos patrocínio — comenta a voluntária.
A trilha sonora teve clássicos do rock e da MPB interpretados por Maya Garcia e Banda Kicks, em sua terceira apresentação voluntária em eventos promovidos pelas Anjas de Batom. Na sequência, foi a vez do Trio Cazumbá levar a alegria do forró para quem visitou o evento.
Os artistas da ONG Viver de Rir alegraram a festa levando toda a irreverência da trupe com danças e brincadeiras. Nas barraquinhas, houve distribuição de cachorro-quente, bolo, pizza, pipoca, refrigerantes e quentão (sem álcool).
Durante a tarde, também foram distribuídos agasalhos, absorventes para as mulheres e roupas íntimas, arrecadadas pelos voluntários. O arraial iniciou às 14h com previsão de término às 17h.