A manhã deste sábado (11) no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre, foi marcada por música e buzinaços para a imagem do padroeiro, que circulou pelas ruas no entorno da igreja, localizada na Rua Luiz de Camões.
Por volta de 9h40min, a viatura da Brigada Militar iniciou o deslocamento enquanto um carro de som anunciava a visita do santo na vizinhança e convidava para a festa. O passeio faz parte do Tríduo Festivo, que se estende até a próxima segunda-feira (13), dia dedicado a Santo Antônio.
- Que o frio lá de fora seja revertido pelo calor de Santo Antônio - disse o Frei Luiz Turra, ao conceder a bênção na chegada da imagem, por volta das 10h45min.
Dentro da igreja, a comunidade prepara os últimos detalhes para a celebração. Após dois anos de pandemia, a festa estará mais perto do formato original, com bênção, distribuição dos pães e bancas para vendas de objetos e alimentos. A organização estima que 10 mil pãezinhos sejam entregues na data.
- Muitos pães são providenciados pelos próprios devotos, que acreditam na doação para ser partilhada - conta Rogério Duro Echevengua, secretário da paróquia.
Os festejos serão encerrados na segunda-feira com uma procissão às 19h. A estimativa é que 3 mil pessoas participem deste momento. As missas ocorrerão de hora em hora, a partir das 7h e concluindo às 18h.
Ainda neste sábado, haverá bênção dos veículos e entrega de medalhas de Santo Antônio no entorno da igreja, a partir das 14h30. Em seguida, às 15h30, os fiéis participarão de uma Missa com bênção da saúde.
No domingo (12), haverá missas às 7h30min, 10h, 15h30min e 18h30. A programação ainda conta com uma bênção da Cidade de Porto Alegre, 11h30, e o lançamento de balões da paz, ao meio-dia.