Nesta terça-feira (31), um seminário vai discutir em Porto Alegre algumas das principais tendências tecnológicas nas áreas de mídia e entretenimento transmitidas por meios como TV, rádio e internet.
O encontro será realizado pela SET, uma associação sem fins lucrativos que procura difundir informação técnica, operacional e científica envolvendo mídia eletrônica de áudio e vídeo. Profissionais de diferentes regiões do país vão debater tendências que incluem a produção remota estimulada pela pandemia e as crescentes possibilidades de personalização de conteúdo – característica já comum na internet que deverá se firmar em outras plataformas a exemplo da TV.
– A pandemia mostrou que é possível fazer muita coisa sem sair de casa, seja uma matéria jornalística ou conteúdo para um site – exemplifica o presidente da SET, Carlos Fini.
Outro ponto alto das conversas, que também reunirá representantes de grupos gaúchos de comunicação como a RBS, é a possibilidade de personalização das atrações consumidas pelos espectadores e ouvintes. Característica já marcante das plataformas de streaming, por exemplo, esse recurso deverá cada vez mais ser percebido em rádios e TVs.
– Se você é jornalista e gosta de tênis, os conteúdos de programas deverão ser cada vez mais orientados para os seus gostos nessas áreas – sustenta Fini.
A televisão híbrida, que combina o sinal convencional com a banda larga de internet e deverá ganhar força no Brasil nos próximos anos, vai ampliar esses recursos de personalização e interatividade em relação ao público. A chamada TV 3.0 também deverá proporcionar níveis ainda melhores de qualidade de imagem e som.
O futuro do rádio deverá ser outro tema de destaque sob enfoques regulatórios, de tecnologia e de mercado.
– Apesar de muita competição, o rádio continua forte e relevante – observa o presidente da SET.
O encontro marcado para Porto Alegre faz parte da série de cinco seminários regionais que a entidade realiza anualmente para abordar aspectos tecnológicos de mídia eletrônica, entre outros eventos regulares. Depois de dois anos de conversas virtuais em razão da pandemia, a Capital foi escolhida para receber novamente uma edição presencial da SET Sul. Veja, a seguir, detalhes do evento e de como participar.
Serviço
- Quando: nesta terça-feira (31), entre 8h30min e 17h
- Onde: Hotel Blue Tree Millenium, (Av. Borges de Medeiros, 3.120), em Porto Alegre.
- Como participar: as inscrições podem ser feitas por meio deste link
- Quanto: R$ 70 para associados da SET e R$ 130 para o público em geral. Empresas podem solicitar cupom de desconto para os funcionários.
Programação
- 8h30min – Coffee Break de boas-vindas
- 9h – Abertura com Carlos Fini (presidente da SET), Caio Klein (presidente da TVE/RS), Stevan Grubisic (gerente regional da Anatel/RS)
- 9h30min – Programa Digitaliza Brasil, com Caio Klein, presidente da TVE – RS (moderador), Márcia Cavalcante (gerente regional do Rio Grande do Sul, Seja Digital), Sérgio Martines (diretor executivo da SM Facilities), Roberto Colletti (coordenador de Inovação - Ministério das Comunicações), Edson Schellin (coordenador técnico e operações do SBT - Porto Alegre), Stevan Grubisic (gerente regional da Anatel/RS)
- 10h45min – Intervalo
- 11h – Tecnologia e Negócios: a transformação e tendências do mercado de mídia audiovisual, com Carlos Fini (moderador), Alexandre Gadret (presidente da Rede Pampa), Marco Gomes (diretor de Entretenimento e Canais do Grupo RBS), Tânia Moreira (secretária de Comunicação do Estado), Carlos Roberto Alves (diretor executivo do Grupo Record RS), Lisiane Russo (diretora geral do Grupo Bandeirantes RS), Gabriel Casara (head de Negócios, SBT)
- 12h30min – Intervalo
- 14h – Rádio: A transformação e relevância do rádio – aspectos regulatório, tecnológicos e de mercado, com Carlos Fini (moderador), Roberto Cervo Melão (Presidente da Agert), Alexandre Gadret (presidente da Rede Pampa de Comunicação), Rhadam Miranda (gerente de Tecnologia Rádios do Grupo RBS), Marcos Dytz Piccoli (diretor executivo do Grupo RSCOM)
- 15h – Playout + DAI (Dynamic Ad Insertion): Fluxo de exibição direcionado, com Emerson Pereira (gerente de Engenharia de TV da RPC, moderador), Marcelo Souza (conselheiro da SET e diretor de Tecnologia para Produtos Digitais da Globo), Jurandir Pitsch (VP, Vendas e Desenvolvimento de Mercado - Vídeo - América Latina, SES), Claudio Raso (gerente de Venda, Floripa Tecnologia)
- 16h – Produção: os desafios da produção remota, com Cauê Franzon (gerente executivo de Tecnologia de TV e Rádio da RBSTV, moderador), Felipe Domingues (gerente de Pré-Vendas, CIS Group), Fábio Eitelberg, diretor executivo, 2Live)
- 17h – Encerramento