Uma das expectativas de quem visita eventos de inovação é de conseguir ter contato, na prática, com funcionalidades reais que a tecnologia promete. No South Summit, evento de inovação realizado em Porto Alegre, uma cabine transportava os visitantes diretamente para o metaverso, em verdadeira imersão no futuro.
Chamada Metaverso Experience, a estrutura foi levada para o Cais Mauá pela Meta4chain, empresa instalada no Tecnopuc.
Dentro da cabine, os visitantes usam um óculos VR, ou de metaverso, que une realidade virtual e aumentada. É uma experiência inicial, mais para ambientar o público com o metaverso de fato, explica o head de inteligência da Meta4chain, Elton Vargas.
A empresa analisa o metaverso para melhorias públicas e de negócios, fugindo da aplicabilidade mais óbvia, associada ao mundo dos games. Na vida real, a solução poderia ser aplicada em laboratórios de ciências em escolas públicas, por exemplo, que quase sempre carecem de inovação.
— Através do metaverso, pode-se ter uma solução com riqueza de imagens e acionamentos pelos alunos como se estivessem num laboratório real — cita Vargas.
O objetivo, no longo prazo, é fazer com que a tecnologia esteja disponível em pontos públicos, assim como outros mobiliários urbanos de uma cidade, a exemplo de uma cabine de orelhão, hoje em dia já em desuso.
Lucca Keunecke Isse, desenvolvedor na empresa Bimachine, testou a experiência e ficou admirado.
— Nunca vi isso! — exclamou.
Na simulação, ele testou um jogo de pingue-pongue, arremesso de avião de papel e até dança. Gostou tanto da experiência que saiu pensando na aplicabilidade da tecnologia no seu dia a dia. Como atua em teletrabalho, o metaverso poderia ser uma possibilidade de encontrar os colegas como se fosse no ambiente real.
A atração foi bastante disputada no South Summit. Só a fila de espera chegou a reunir 300 pessoas no primeiro dia e outras 700 no segundo. Ao todo, os realizadores da imersão acreditam que cerca de 500 pessoas por dia vivenciaram o metaverso.
— A informação que temos é que somos a sensação do evento — comemorou Vargas, da Meta4chain.