A celebração em homenagem a São Jorge segue neste domingo (24) em Porto Alegre. No terceiro dia de festa, fiéis participaram de missa e de nova procissão pelas ruas do entorno do Partenon, na Zona Leste, bairro que abriga a paróquia que leva o nome do santo guerreiro. Aproveitando o dia de sol, devotos percorreram a Avenida Bento Gonçalves, passando pela Rua Guilherme Alves, Avenida Ipiranga e Rua Salvador França até voltarem ao ponto inicial.
O dia começou com a abertura da igreja logo nas primeiras horas da manhã. Por volta das 9h, foi realizada uma missa no local e os fiéis saíram em procissão cerca de uma hora depois. Durante o percurso, devotos carregavam folhas da tradicional planta espada de São Jorge, imagens e estátuas do santo.
No período da tarde deste domingo, os festejos populares seguem na paróquia e no entorno, em dois ambientes. O evento será encerrado por volta das 19h com a realização de uma nova missa.
Essa é a 69ª edição do evento. A festa começou na sexta-feira (22). No sábado (23), dia oficial do santo, foram realizadas missas de hora em hora e uma procissão. Essa edição da celebração marca o retorno da mobilização presencial após dois anos de interrupção diante da pandemia de coronavírus.
— É muito gratificante para nós. A gente estava com uma expectativa bem grande, porque são dois anos sem poder festejar. Essa festa de São Jorge sempre é grandiosa pelo número de pessoas, de devotos, pela demonstração de fé. Estamos muito felizes, porque foi uma festa muito bonita — afirmou Beatriz Bruscato, coordenadora da pastoral social da Paróquia de São Jorge e uma das organizadoras do evento.
Beatriz destaca que, após o encerramento da festa neste domingo, começa o planejamento da celebração do próximo ano, que marcará a 70ª edição do evento.