O aniversário de 250 anos de Porto Alegre está estampado no muro da Mauá, estrutura de concreto de três metros de altura construída nos anos 1970 com o objetivo de impedir enchentes na cidade. Grafites, fotos e painéis digitais foram finalizados e estão expostos pelo consórcio Sinergy/HMídia (empresas do segmento de mídia externa responsáveis pela adoção do espaço pelo período de dois anos).
São cinco módulos iluminados (frontlights) com fotografias e cinco de artes visuais. Além desses, há mais três com celebridades, totalizando 13 novas telas. A revitalização do muro é algo provisório até que o futuro da barreira levantada entre a cidade e o Guaíba seja decidido (saiba mais no fim deste texto).
O diretor da Sinergy, Eduardo Ferreira, antecipou, durante entrevista nesta quinta-feira (24) no Barco Cisne Branco, que o consórcio formado pelas duas empresas vai fazer uma parceria com a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para que alunos retratem a cidade, seja por meio físico ou digital, e os desenhos sejam expostos nos painéis de LED. O nome do aluno vai aparecer na obra.
— Não estamos preocupados se o muro vai ficar ou não. Nossa missão é embelezar o muro e colocar muita cultura e arte. Esta segunda fase se chama A Festa, em comemoração ao aniversário de 250 anos de Porto Alegre — explica o diretor.
Ferreira também disse que a próxima fase será chamada de Persona. Nesta etapa, pessoas simples serão retratadas, como garçons e outros profissionais da vida urbana.
A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, destacou o sucesso do espaço dedicado à cultura:
— Tínhamos um problema, um muro pichado e sujo, que enfeiava a cidade. Hoje, ele se tornou uma solução. Podemos expor artistas e fotógrafos, e muita gente passa por aqui e aprecia. O muro se tornou um museu a céu aberto.
A artista Mitti Mendonça, conhecida como Mão Negra, retratou o Mercado Público com a espada de São Jorge e a arruda, símbolos de proteção.
— Fiz essa homenagem em que falo sobre a ancestralidade. É uma homenagem ao Mercado Público e sua relação com as religiões de matriz africana — diz.
Desde o início da iniciativa, um dos destaques do espaço é a cascata artificial com iluminação de LED, com referências ao Guaíba e ao pôr do sol. Na parte de cima, fica o letreiro com o nome da cidade, também iluminado. A proposta é que a cada quatro meses os projetos artísticos e visuais sejam renovados. Agora, na fase 2 do projeto, no trecho com extensão de 750 metros entre o pórtico do Cais do Porto e o acesso ao Embarcadero, cinco painéis eletrônicos exibirão vídeos com dicas culturais e outras informações. Estão sendo chamados de janelas digitais.
Os artistas Cusco Rebel, Laura Loyola, Mitti Mendonça (Mão Negra), Soul Chamb e Viti Grosman projetaram as obras desta etapa. Também participam os fotógrafos Alexandre Raupp, Fabian Gloeden, Heloisa Medeiros, Raul Krebs e a dupla Ita Kirsch e Bala Blauth. E as celebridades retratadas são Paulo Roberto Falcão (ex-craque de futebol), Cristina Ranzolin (jornalista), Daiane dos Santos (ex-campeã mundial de ginástica artística), Fabrício Carpinejar (poeta), Neto Fagundes (cantor nativista), Claus e Vanessa (cantores), Pedro Ernesto Denardin (jornalista e locutor esportivo), Duca Leindecker e Serginho Moah (músicos).
Estiveram no evento do Cisne Branco outras autoridades e convidados, como o secretário municipal de Cultural, Gunter Axt, e a vereadora Fernanda Barth, representando a Câmara Municipal.
Consulta pública
Desde quarta-feira (23), a população está sendo chamada para opinar sobre a revitalização do Cais Mauá. A data final para receber as contribuições do projeto de parceria público-privada (PPP) é 22 de abril. O vencedor precisará revitalizar e gerir a área de 3,3 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária de Porto Alegre. O investimento estimado é de R$ 1,3 bilhão e será aplicado em urbanização, revitalização e desenvolvimento imobiliário da área do cais. O contrato terá duração de 30 anos.