Parada na orla do Guaíba, a alemã Lea Maria fita o estádio do Inter e se pergunta, perplexa: "por que será que chamam de Beira-Rio se isso é um lago?". Corta a cena, está numa mesa de bar da Cidade Baixa segurando imóvel o copo de cerveja, presa aos pensamentos: “Quem é essa galera? Tô me sentindo o Ronaldinho Gaúcho, rolê aleatório”.
Colocando em vídeos expressões locais, curiosidades e dúvidas que qualquer gringo teria ao chegar a uma cidade brasileira (“Que cachorro estranho é esse?”, com uma capivara em Curitiba, “Estão sempre apressados, por que não saem mais cedo?”, observando o movimento em São Paulo), Léa Maria Jahn, 26 anos, virou uma celebridade nas redes sociais. Tem 1,7 milhão de seguidores no TikTok, principalmente do Brasil, onde mora desde 2017. O vídeo descrito no começo deste texto, em que ela narra seus pensamentos sobre Porto Alegre, teve mais de 1,6 milhão de visualizações só nessa rede.
Na segunda passagem pela Capital, neste mês, ela gravou mais um vídeo pelas ruas porto-alegrenses. Desta vez, traduziu expressões gaúchas para o alemão. Em uma caminhada pela Redenção e imediações, aponta para um cachorro (cusco, no vocabulário gaúcho, der hund, em alemão), para um pão francês (cacetinho para os gaúchos, kleine penis, ou melhor, brötchen, em alemão), acha um disco do maluco beleza Raul Seixas no brique (Der schöne verrückte), vê uma placa do Tri Legal (cool, cool, cool, dreimal cool).
— Acho muito engraçado o “tri”. É “tri”, “tri”, “tri” o tempo todo — conta a jovem, arrastando a pronúncia do erre com seu sotaque marcado.
A vontade de trabalhar com humor surgiu com o namorado, o catarinense Juliano Gaspar, 34. O casal se mudou de Berlim para o Brasil há cinco anos para que ele investisse na carreira — Lea aproveitou para fazer um intercâmbio da graduação em Antropologia na Universidade de São Paulo (USP).
Mas a alemã mostrou levar jeito com comédia também, e começou a fazer stand-up com Juliano. Quando o material dela caiu nas redes, foi um sucesso. Eles aproveitaram a fama no mundo virtual e passaram a criar juntos formatos e roteiros para vídeos do TikTok.
— Eu ganhei o Risadaria, maior festival de humor do Brasil, fiz uma aparição no programa do Bial. Mas nada do que foi a fama dela, ela explodiu na internet — conta o namorado.
Para Lea, a formação como antropóloga acaba sendo aproveitada na carreira de humorista, especialmente na questão da observação e da vontade de entender melhor um povo.
— Eu queria ter voz de colocar de outra forma o que é o Brasil. Para a Alemanha, para a Europa, o Brasil é floresta e Rio de Janeiro. Mas eu quero mostrar que é muito mais, é um país continental — acrescenta.
Lea garante que adorou Porto Alegre, especialmente a região da Orla. Diz que a lembrou a cidade alemã de Hamburgo, que tem o maior porto da Alemanha. Mas não concorda que o pôr do sol no Guaíba é o mais lindo do mundo.
— Esse é o problema do alemão. É muito honesto — ri Juliano.
O casal tem viajado o Brasil com o stand-up Bad Trip Comedy: no mesmo show, se apresentam sozinhos e juntos no palco. Lotaram o Porto Alegre Comedy Club na semana passada e se apresentaram também em Canoas e Cachoeirinha.
O show será apresentado nesta quinta-feira (24) em Bento Gonçalves, na sexta (25) em São Sebastião do Caí, no sábado (26) em Gravataí e no domingo (27) em Torres. Mais informações podem ser obtidas neste link.