A quarta-feira (2), feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, foi de movimento intenso no santuário junto à Avenida Sertório, na Zona Norte de Porto Alegre. No início da manhã, dezenas de fiéis já se enfileiravam nas grades de proteção aguardando para se aproximar da imagem da santa.
Mesmo sem a tradicional procissão (consequência da pandemia de covid-19), muitas pessoas percorreram o caminho da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro da Capital, até o Santuário de Navegantes. Na Avenida Castelo Branco, carregando flores, velas e até mesmo uma réplica de Nossa Senhora dos Navegantes, os fiéis ocupavam parte da faixa da direita e exigiam atenção dos motoristas.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitorava o trânsito por câmeras e tinha agentes nas proximidades. Junto ao santuário, havia presença de policiais militares, barracas de comida e flores.
Próximo das 9h, quando o número de fiéis aumentou bastante, foi realizada uma missa para convidados – entre eles, o governador do Estado, Eduardo Leite, e o prefeito da Capital, Sebastião Melo –, celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Por volta das 10h30min, a imagem de Navegantes foi colocada na parte externa e aberta à visitação até as 19h30min. Asssim como a cerimônia da manhã, as missas da tarde poderão ser acompanhadas pela página do Facebook do Santuário de Navegantes. Elas serão liberadas ao público em geral, mas com limite de capacidade de até 150 pessoas, respeitando os protocolos relativos à pandemia, como álcool gel, medição de temperatura e espaçamento nos bancos.
Graças atendidas
Antes mesmo das 7h, um casal morador de Eldorado do Sul estava encostado na grade, em frente ao Santuário de Navegantes. De olhos fechados e mão unidas, Maria de Fátima Machado Cardoso, 67 anos, e o marido, João Luiz Machado, 64 anos agradeciam pela graça atendida.
— A gente desceu no Centro de Porto Alegre e veio caminhando desde a Igreja do Rosário. Fizemos uma promessa e viemos cumprir — explicou Maria de Fátima.
Carregando uma vela de 1m80cm, a também moradora de Eldorado do Sul, Stefani Coiro, 29 anos, aguardava para se aproximar da imagem da santa. Queria agradecer pela ajuda que o marido teve.
— A bela é da altura dele, e viemos carregando desde a Igreja do Rosário. Todos os anos eu agradeço à Nossa Senhora dos Navegantes — disse a jovem, que trabalha como atendente no Mercado Público de Porto Alegre.
Para evitar aglomerações, o pároco do Santuário de Navegantes, o padre Remi Maldaner pediu que as pessoas façam suas orações em casa.
— São muitas pessoas, e vivemos um momento de cuidar uns dos outros — justificou.
Na Região Metropolitana, uma carreata partiu em direção ao Litoral Norte. Cerca de 40 carros saíram da prainha do Paquetá, em Canoas, acompanhando a imagem de Iemanjá, conforme a Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), organizadora do evento.
O grupo irá percorrer a BR-116, freeway, RS-118, RS-040 e passará pelas praias de Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa. Nesta última, haverá uma roda religiosa. A previsão é chegar no final da tarde.