Não haverá procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre neste ano. Adaptando-se à pandemia de coronavírus, a maior festa religiosa da cidade deve ser marcada por uma carreata no dia 2 de fevereiro, da Zona Norte à Zona Sul. O evento já reuniu até 200 mil pessoas em anos anteriores.
Nem a Irmandade de Nossa Senhora de Navegantes, nem a Cúria Metropolitana têm registro de outra vez, em 145 edições, que a procissão tenha sido cancelada na Capital.
— Nestes tempos de pandemia, queremos propor um novo tempo e um novo modo de manifestarmos a nossa fé de forma bem particular, em nossa devoção à Nossa Senhora dos Navegantes — afirma Gustavo Brum, provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes.
A igreja já divulgou a programação do dia 2 de fevereiro, que ainda está sendo analisada pela secretaria extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre. Uma reunião foi marcada entre as partes para esta sexta-feira (22) para alinhar as atividades.
Segundo a programação inicial, vai ocorrer uma missa ao ar livre na frente do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na Zona Norte, às 9h em 2 de fevereiro, realizada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. Uma área em frente ao santuário seria isolada, na tentativa de evitar aglomerações. Após, inicia a carreata até a Catedral Metropolitana, no centro da capital; Santuário Santa Rita de Cassia, no Guarujá; Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Ipanema; Santuário Mãe de Deus no morro da Glória; e Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Rubem Berta. Nesses lugares, ocorreriam paradas com bênçãos.
Enquanto a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai ao encontro de seus devotos, o Santuário de Navegantes deve ficar aberto à visitação para o cumprimento de promessas até às 18 horas.
Dom Jaime Spengler faz um apelo para que as pessoas não façam aglomerações. Relata que levar a imagem até esses cinco pontos é uma tentativa de diluir a concentração de público.
— Com a imagem indo a diversas regiões da cidade, o intuito é que as pessoas, a partir das suas casas, ou de onde estiverem, possa visualizá-la. Isso tudo para que não haja aglomeração: a saúde e a segurança das pessoas vem em primeiríssimo lugar.
Programação durante a semana
A imagem da santa também não vai ficar na Igreja do Rosário, no Centro Histórico, como é tradição. Ela deve permanecer no Santuário de Navegantes, na Zona Norte, onde ocorrerá uma Setena em homenagem à santa. Trata-se de uma sequência de missas, nos dias 24, 26, 28, 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, às 19h, no Santuário de Navegantes. O tema da Setena será a Carta encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco, onde ele destaca o convite a vivermos um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço, como pregava São Francisco de Assis, que amava o outro como um irmão.
As celebrações vão ser transmitidas pelo Facebook do Santuário de Navegantes, em razão do limite de ocupação da igreja — apenas 100 pessoas são permitidas hoje, 30% do limite, em razão do decreto municipal. Não haverá reserva de lugares.