Neste mês de dezembro, foi iniciado o processo de restauração de telas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Rua General Caldwell, 1022, bairro Azenha, na Capital). A primeira obra a ser recuperada é A Aparição da Virgem (1960), do renomado artista Aldo Locatelli (1915-1962). Tombada pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a pintura está localizada no altar da igreja.
O projeto prevê, ainda, a recuperação de uma segunda tela de Locatelli, Sagrado Coração de Jesus, e outra, São José, de autoria do artista espanhol José Riera Sicart (1911-2007). Com o passar do tempo, a situação de conservação das pinturas se agravou visivelmente, o que demanda uma imediata intervenção, principalmente na tela A Aparição da Virgem, que corre grave risco de ruptura do suporte. Na execução do restauro, Leila Sudbrak responde pela supervisão geral do trabalho das restauradoras Maria Cristina Ferrony e Vivian Lockmann.
Aldo Locatelli já era reconhecido no Estado como um importante artista plástico por seu trabalho e sua participação acadêmica, pois foi um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pelotas e, posteriormente, professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Essencialmente muralista, o pintor também executou valiosas telas de cavalete, hoje pertencentes a museus, instituições e coleções particulares. Além disso, registra-se que essas obras no interior da Igreja Nossa Senhora de Lourdes foram as últimas realizadas pelo artista ítalo-brasileiro antes de sua morte, tornando ainda mais importante a preservação para que se possa manter o conjunto da obra acessível ao público. A igreja contribui, assim, para a preservação da memória e história da arte e cultura, e a valorização da arte assegurará aos visitantes a contemplação de obras de valiosa qualidade artística.
A iniciativa tem patrocínio da Sulgás e da Medlive, por meio do financiamento Pró-Cultura, do governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é da Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre, sob a coordenação geral da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A gestão do projeto é de responsabilidade da Cult Assessoria e Projetos Culturais, com o acompanhamento da Cúria Metropolitana.
Com duração de seis meses, aproximadamente, o projeto continua em processo de captação de recursos. Mais informações podem ser obtidas com a captadora Jac Sanchotene, por meio dos telefones: (51) 3279-5424 e (51) 99880-9129.