Era dia 4 de dezembro de 1970 quando Porto Alegre ganhou seu primeiro centro comercial, lançado com o nome Centro Comercial de Pôrto Alegre. Precursor dos shoppings na Capital e no Rio Grande do Sul, também foi um dos pioneiros no Brasil. Hoje, já são 50 anos de história desse empreendimento que acolhe gerações de frequentadores que circularam por suas lojas, com clientes cativos e que têm muito carinho pelo (hoje chamado) Shopping João Pessoa.
A novidade de um único lugar seguro que concentra diversos serviços e produtos agradou e prosperou na Capital. Registros da imprensa dos anos de 1981 e 1982 mostram grande movimentação em eventos como os desfiles de moda semanais no Café Paris, premiações para os lojistas do ano, além de mostras e exposições culturais que mexiam com a sociedade porto-alegrense. Ali, o CineCenter também foi referência de sala confortável e diferenciada.
Em 2012, o Shopping João Pessoa foi adquirido pela SVB Participações, empresa de investimentos do empresário Saul Boff, e pela Real Empreendimentos, companhia de desenvolvimento de empreendimentos comerciais do Grupo Josapar. A partir de 2015, o shopping passou por uma completa revitalização de suas instalações, com novo tratamento arquitetônico na fachada, redesenho dos corredores, troca do piso, investimento em novas escadas rolantes e elevadores, modernização no estacionamento (com sinalização de vagas) e reforma completa das instalações elétricas e hidrossanitárias.
Novos e mais confortáveis sanitários (além de um fraldário) foram instalados e a criação de uma alameda de serviços no subsolo foi implementada. O shopping foi dotado, também, de um moderno e seguro sistema de proteção contra incêndio, com sprinklers e detectores de fumaça avançados.
— Nosso empreendimento totalmente repaginado acompanha o desenvolvimento da capital dos gaúchos, bem como a tradição do bem servir. É com imenso orgulho e alegria que comemoramos com todos os nossos colaboradores, parceiros e consumidores. Parabéns Shopping João Pessoa — afirma Otávio Rodrigues, diretor-adjunto da Real.Em 2018, foi a vez das novas salas de cinema, com a Cinépolis passando a operar no local. Em 2019, o Burger King também passou a fazer parte do mix da praça de alimentação.
— É uma honra ter em nosso portfólio o primeiro shopping do Rio Grande do Sul e o terceiro do Brasil e, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade perante o nosso público consumidor, nossos colaboradores e a nossa cidade. Esse empreendimento é muito mais do que um shopping center, ele é um pedaço da nossa cultura e da nossa história — comenta Angelo Boff, diretor da SVB Participações e Empreendimentos.