Para acelerar a implantação das medidas que devem resolver os problemas no abastecimento de água no bairro Partenon, a prefeitura de Porto Alegre anunciou que será decretada situação de emergência. O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, disse ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (10), que as dificuldades ocorrem pois a região fica em um ponto mais alto da cidade. Entre as soluções, está prevista a distribuição de caixas d'água para alguns moradores.
— A reservação individual é muito importante, principalmente em momentos de calor, em períodos de escassez — disse, sem entrar em detalhes sobre como funcionará este programa.
Segundo o diretor-geral do Dmae, o bairro afetado fica a 230 metros de altura do Guaíba, onde é feita a captação de água. Outro fator que agrava o problema é a onda de calor que atingiu o RS no último mês. Segundo o entrevistado, a água captada está com menos qualidade, e por isso é mais difícil de ser tratada.
Entre as soluções, Garcia disse que a prefeitura irá começar a fazer a substituição do parque de máquinas para chegar na altura da região composta pelos bairros Partenon, Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio, na Zona Leste. Além disso, serão doadas caixas d'água para a população instalar em suas residências.
— É um local onde as pessoas primeiro foram morar e agora a gente precisa dar estrutura a esses moradores —disse Garcia. — O sistema foi pensado para abastecer 70 mil pessoas, e a gente identifica lá, agora, mais de 80 mil pessoas — completou.
Cinco sistemas de bombeamento serão substituídos pela prefeitura. Também serão ampliadas as casas de bombas, que agora terão duas na chamada "parte alta". O diretor-geral disse que as obras devem começar em breve e ser concluídas a partir do próximo mês.